Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42942
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Fungicida fluazinam + tiofanato metilico no controle de patógenos de semente de soja e efeitos fisiológicos no desenvolvimento inicial da soja
Autor(es): Talisson Rodrigues
Primeiro orientador: Fernando César Juliatti
Notas: A soja (Glycine max L.) é uma das culturas mais importante no mundo, sendo terceiro cereal mais plantando. No Brasil ela se destaca tendo a maior área plantada, devida a sua importância econômica, dessa forma o controle das doenças é de suma importância, como por exemplo, o mofo branco o qual é uma doença causada pelo fungo Sclerotinia sclerotiorum que vem sendo uma doença de grande importância econômica da lavoura, devido à sua persistência e agressividade. O trabalho teve como objetivo avaliar o fungicida à base de fluazinam + tiofanato metílico em tratamento de sementes, o seu efeito sobre diversos fungos patogênicos e seu efeito fisiológico sobre a cultivar de soja NK7074. Foram utilizados cinco tratamentos mais a testemunha em cinco ensaios. Sendo eles T1 = Testemunha; T2 = fluazinam + tiofanato metílico 145 g/P.C. (Produto Comercial); T3 = fluazinam + tiofanato metílico 180 g/P.C.; T4 = fluazinam + tiofanato metílico 215 g/P.C.; T5 = fludioxonil + metalaxyl - M 100g/P.C.; T6 = carboxina + tiram 300 g/P.C. Sobre esses tratamentos foram feitos os seguintes testes: blotter test em sementes sem inoculação de Sclerotinia sclerotiorum; efeitos fisiológicos em casa de vegetação sem armazenamento; efeitos fisiológicos em casa de vegetação com armazenamento de 15 dias em câmara fria; emergência em campo e blotter test em sementes com inoculação prévia com Sclerotinia sclerotiorum. Os fungicidas à base de fluazinam + tiofanato metílico nas doses de 145, 180 e 215 g/P.C. tiveram um melhor arranque inicial, também erradicou e apresentou efeito residual em sementes de soja até 14 dias. Ele também foi capaz de erradicar outros fungos patogênicos como Phomosis spp., Colletotrichum dematium var. truncata, Fusarium spp. e fungos de armazenamento como Penicillium e Aspergillus como o aumento da dose. O fungicida padrão carboxina + thiram - 300 g/P.C. teve menor emergência em substrato orgânico mesmo tendo superioridade na fase de campo, porém não erradicou o fungo Sclerotinia sclerotiorum das sementes em blotter test com inoculação.
Palavras-chave: Glycine Max
Sclerotinia sclerotiorum
Fungicidas.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42942
Data de defesa: 2012
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_2_32.pdf169.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.