Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42830
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Avaliação de genótipos de soja com e sem tratamento de sementes com abamectina para o controle de meloidogyne javanica
Autor(es): Murilo Araujo Rezende
Primeiro orientador: Maria Amélia dos Santos
Notas: A soja é uma cultura de grande importância para o Brasil e os nematoides constituem sérios problemas em suas áreas de cultivo. O tratamento de sementes com nematicida pode representar uma ferramenta valiosa no controle desses fitonematóides. O experimento teve como objetivo avaliar a ação do nematicida Avicta 500 FS (abamectina) em 20 linhagens de soja da empresa Syngenta Seeds cujas sementes foram tratadas ou não, sob condições de casa de vegetação. O delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 20 com quatro repetições. O inóculo inicial foi obtido pela técnica do liquidificador doméstico a partir do processamento de raízes de soja infectadas por Meloidogyne javanica. A inoculação foi feita adicionando 10 mL da suspensão de ovos do nematoide ao solo de cada vaso e correspondeu a uma população inicial de 2500. Ápos 60 dias da inoculação, foram avaliadas populações no solo e nas raízes e massa de raiz fesca. O fator de Reprodução (FR) foi determinado pela razão entre população final (solo + raízes) e a população inicial. Quando as sementes não foram tratadas com abamectina, as linhagens 2, 6, 14, 15, 18 e 20 foram boas hospedeiras do nematoide. As demais linhagens comportaram-se como más hospedeiras. Para as sementes tratadas com o nematicida, todas as linhagens foram más hospedeiras do nematoide, mostrando o benefício do tratamento de sementes em afetar o nematoide, reduzindo a sua população inicial. Na massa fresca de raiz houve a formação de dois grupos apenas quando aas sementes não foram tratadas com nematicida. Um grupo menor com as linhagens 6, 8, 10 com valores de 9,20; 7,49 e 7,65g, respectivamente. O outro grupo maior, com as demais linhagens, com valores variando de 4,94 a 6,68g. Nas sementes tratadas, os valores de massa fresca de raiz foram de 3, 68g a 6,95g.
Palavras-chave: controle químico
Glicine max
nematoides de galha.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42830
Data de defesa: 2011
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_1_21.pdf104.14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.