Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42756
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Reação de linhagens de soja do programa de melhoramento de soja da universidade federal de Uberlândia ao fitonematóide pratylenchus brachyurus
Autor(es): Marina Machado Simeão
Primeiro orientador: Maria Amélia dos Santos
Notas: Várias espécies de fitonematóides em associação com a cultura da soja tem sido relatadas. A suscetibilidade das diferentes linhagens de soja ao fitonematóide Pratylenchus brachyurus leva a busca de variedades resistentes ao nematóide. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a reação de diferentes linhagens de soja provenientes do Programa de Melhoramento de Soja da Universidade Federal de Uberlândia ao fitonematóide Pratylenchus brachyurus. O experimento foi instalado e conduzido na casa de vegetação e no Laboratório de Nematologia Agrícola do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Uberlândia, no período de 29 de outubro de 2009 a 26 de fevereiro de 2010, sendo constituído de oito tratamentos e nove repetições. Os tratamentos foram oito linhagens de soja do Programa de Melhoramento de Soja da UFU com as seguintes denominações: UFUS 102, UFUS Capim Branco, UFUS 105, UFUS 7910, UFUS 116, UFUS 118, UFUS 119 e EMGopa 316. A inoculação foi realizada com suspensão calibrada para conter 50 juvenis e/ou adultos de P. brachyurus.mL-1. Foram adicionados 10 mL da suspensão de nematóides em três orifícios feitos no solo de cada vaso. A avaliação ocorreu 90 dias após a inoculação, quando foram determinados os números de nematóides no solo e nas raízes. O fator de Reprodução foi calculado pela razão entre a população final (solo + raízes) e a população inicial (inóculo inicial) do fitonematóide. As linhagens de soja testadas comportaram-se como boas hospedeiras à Pratylenchus brachyurus pela verificação das médias obtidas de FR que foram maiores que 1. No entando, a linhagem UFUS 7910 apresentou o seu limite inferior no valor de 0,76. Assim sendo, a média dessa linhagem não foi diferente de 1, ou seja, foi uma má hospedeira ou resistente ao fitonematóide estudado.
Palavras-chave: Nematóide das lesões radiculares
Reprodução
Glycine max.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42756
Data de defesa: 2010
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_1_27.pdf104.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.