Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42745
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação do custo de diferentes controles químicos da lagarta spodoptera frugiperda em milho híbrido comum em comparação ao milho híbrido bt, na fazenda mandaguari, indianópolis-MG
Autor: Gabriel Lopes Silva
Primer orientador: Walter Gomes da Cunha
Notas: O presente trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de diferentes manejos químicos no controle da lagarta do cartucho Spodoptera frugiperda (J.E.Smith,1797), em comparação a um tratamento onde não ocorreu aplicação de nenhum inseticida e outro composto por um milho híbrido transgênico. Este trabalho foi conduzido na Fazenda Mandaguari, Indianópolis-MG, onde os híbridos convencional e transgênico foram conduzidos, avaliados e acompanhados em relação ao nível de controle definido para o experimento que era de 3 lagartas por repetição, sendo cada repetição composta por 5 plantas. Quando atingido os níveis de controle para os tratamentos, eram realizadas as aplicações, com exceção para a testemunha e o milho transgênico. Eram realizadas avaliações aos 3, 7 e 10 dias após as aplicações para observar o nível de controle. No mesmo local procedeu-se com a colheita e debulha das espigas em máquina debulhadora. Logo após, procedeu a pesagem, o cálculo da produtividade e o peso de mil grãos. Com a obtenção dos resultados de produção dos híbridos na média dos diferentes tratamentos com inseticidas, foi realizada uma análise econômica para avaliar a viabilidade da aplicação dos produtos. O experimento foi disposto no campo em parcelas com faixas de 10,8 metros (24 linhas espaçadas de 0,45m) de largura e 80 metros de comprimento, sendo os tratamentos compostos por uma testemunha com híbrido convencional e um milho híbrido transgênico, e outros tratamentos compostos pelo híbrido convencional com aplicação de 11 diferentes produtos de 5 empresas, dentro das quais foram retiradas quatro repetições de cada um. Os dados referentes à produtividade e peso de mil grãos foram submetidos á análise de variância (teste de F) e teste de médias (Tukey a 5% de probabilidade) utilizando um software estatístico (SISVAR). Pode-se observar que ocorreu uma interação positiva dos tratamentos nos quais foram aplicados inseticidas, com um incremento da produção em relação à testemunha que não se diferenciou estatisticamente dos tratamentos 2 e 3. Com relação ao peso de mil grãos não houve diferença estatística, quanto à produtividade, o milho transgênico foi superior, porém não diferindo estatisticamente dos tratamentos 1 e 4. Ao se fazer a avaliação do custo de aplicação nos diferentes manejos, nem todos os tratamentos foram viáveis economicamente para compensar o incremento de produção em relação à testemunha.
Palabras clave: milho
Spodoptera frugiperda
transgênico
híbrido
inseticida.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42745
Fecha de defensa: 2010
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2010_1_14.pdf159.7 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.