Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42735
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Incidência do bicho mineiro (leucoptera coffeella guérin-méneville) em diferentes genótipos de café na região de Uberlândia MG
Autor: Ana Corrêa Neves Ferreira
Primer orientador: Marcus Vinicius Sampaio
Notas: Um dos maiores problemas nas lavouras de café (Coffeea arábica e C. canephora) é o bicho-mineiro Leucoptera coffeella (Guérin-Méneville) que constitui-se no maior problema da cultura. Os prejuízos causados pelo bicho-mineiro provocam redução na área foliar e queda de folhas, com conseqüente diminuição na fotossíntese, o que resulta em queda na produção. Este trabalho teve como objetivo avaliar a incidência de bicho-mineiro (L. coffeella) em diferentes genótipos de café, visando contribuir para o conhecimento de plantas resistentes nas condições de Cerrado. Também, visou verificar a relação entre os métodos de avaliação da infestação do bicho mineiro baseados no tipo e na quantidade de minas. Foram avaliadas os genótipos de C. arábica Catuaí Amarelo 17; Catuaí Amarelo 62; Catuaí Vermelho 15; Catuaí Vermelho 144; Catuaí Vermelho 99; o híbrido 17-514-5-4-25; Catuaí Vermelho 44; Mundo Novo 379-19 e o genótipo de C. canephora Apoatã. Foi avaliada a incidência do ataque do bicho mineiro, nestes diferentes genótipos utilizando dois métodos distintos: o tipo e número de minas de bicho mineiro. O trabalho foi realizado no campus da Universidade situado em Uberlândia/MG, no período de maio de 2007 a maio de 2008. Não foi encontrado um padrão de resistência ou suscetibilidade entre os genótipos estudados; no entanto, o genótipo Catuaí vermelho 144 foi o que foi encontrado um maior número de vezes entre os menos atacados, tanto pelo número de minas tanto pelo tipo de minas. A correlação entre tipo e número de minas foi alta demonstrando que ambas podem ser utilizadas para a avaliação da infestação do bicho-mineiro. No entanto, pela praticidade, a avaliação do número de minas tem vantagens em relação ao tipo de minas para a avaliação da infestação do bicho-mineiro.
Palabras clave: Cerrado
monitoramento
manejo integrado de pragas
resistência de plantas a inseto
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42735
Fecha de defensa: 2010
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2010_1_03.pdf116.68 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.