Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42712
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Diferentes doses de bacillus sp. Na taxa de penetração de meloidogyne incognita e no crescimento vegetal de alface
Autor(es): Mariele Naves Rodrigues
Primeiro orientador: Maria Amélia dos Santos
Notas: A alface é a hortaliça folhosa de maior importância econômica para o Brasil, sendo consumida in natura na forma de salada. Apresenta alta suscetibilidade à infecção por espécies de nematóides de galhas e nos últimos anos, a preocupação em substituir os nematicidas por agentes de controle biológico, tem sido um dos objetivos das pesquisas em Nematologia. Microrganismos rizosféricos, principalmente do gênero Bacillus, possuem um grande potencial de controle biológico de nematóides fitopatogênicos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a taxa de penetração do nematóide Meloidogyne incognita em raízes de alface e o crescimento vegetal sob diferentes doses do produto biológico à base de Bacillus (Nemix®). O experimento foi conduzido na casa de vegetação e no Laboratório de Nematologia Agrícola da UFU, no período de janeiro a maio de 2009, sendo constituído de 5 tratamentos e 10 repetições. Os tratamentos foram as diferentes doses do produto a base de Bacillus: 0 kg.ha-1 (testemunha); 5 kg.ha-1; 8 kg.ha-1; 10 kg.ha-1 e 15 kg.ha-1. A parte aérea foi pesada para obtenção da matéria fresca e em seguida colocada na estufa para secagem e determinação do peso. Não houve diferença significativa entre as doses de Nemix® quanto ao número de juvenis penetrados e nem para parte aérea seca. Já entre as doses de Nemix® para parte aérea fresca houve diferença significativa. Os pesos da parte aérea fresca foram maiores nas doses onde houve maior penetração do nematóide, excetuando-se a dose 15 kg.ha-1, que teve o maior peso de parte aérea fresca e menor número de juvenis penetrados. A explicação seria de que continuou havendo crescimento vegetal, mas começou a observar efeito no controle do nematóide pelo número de propágulos da bactéria inoculados.
Palavras-chave: Alface
controle biológico
Meloigogyne incognita
rizobactérias.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42712
Data de defesa: 2009
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_2_30.pdf131.46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.