Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42692
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Eficácia dos inseticidas imidacloprido e tiodicarbe em mistura de pronto uso em tratamento de sementes no controle de elasmopalpus lignosellus (zeller, 1848) na cultura da soja
Autor(es): Diego Araújo Lemos
Primeiro orientador: Mauro Batista Lucas
Notas: Devida a importância da soja na economia mundial e, principalmente, brasileira torna-se necessário a obtenção de altos índices de produtividade, quando, então os aspectos fitotécnicos e fitossanitários se revestem de singular importância. Dentre os aspectos fitossanitários a doença ferrugem asiática e as lagartas desfolhadoras bem como os percevejos fitófogos e as pragas de solo se destacam como os principais insetos pragas. Porém, com o advento do plantio direto, outros insetos tornaram-se importantes para o complexo de pragas nesta cultura, exigindo de pesquisa e desenvolvimento de novas moléculas eficazes no seu controle. Neste contexto conduziu-se na Fazenda Experimental Capim Branco, de propriedade da Universidade Federal de Uberlândia um experimento, objetivando avaliar a eficácia de diferentes doses dos inseticidas imidacloprido e tiodicarbe em mistura de pronto uso (CropStar) em tratamento de sementes de soja, visando controle de lagartas de Elasmopalpus lignosellus (Zeller, 1848) (Lepidoptera: Pyralidae) e de seus possíveis efeitos deletérios às sementes, ou mesmo fitotônico ou de fitotoxidade as plântulas. O experimento foi instalado sob delineamento de blocos ao acaso com seis tratamentos submetidos a quatro repetições. Sementes de soja da cultivar M-SOY 8001, foram tratadas com os inseticidas imidacloprido e tiodicarbe nas respectivas doses de (60+180g); (75+225g); (90+270g); (105+315g) e tiametoxam (70g) para 100 kg de sementes, tendo o tratamento testemunha (sementes brancas) para comparação do resultados de praticabilidade agronômica. Dos resultados obtidos concluiu-se que os inseticidas imidacloprido e tiodicarbe quando trabalhados nas respectivas doses de (75+225g); (90+270g); (105+315g) para 100 kg de sementes confere eficácia acima de 80% no controle de lagarta elasmo na cultura da soja, configurando-se com mesmo comportamento biológico e estatístico em relação ao inseticida tiametoxam (70g) até aos 28 dias após semeadura, sem manifestar problemas deletérios as sementes, nem mesmo efeitos fitotônicos e de fitotoxidade, quando comparado ao tratamento testemunha.
Palavras-chave: praga inicial
fitotônico
fitotoxidade
deletérios
moléculas
produtividade.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42692
Data de defesa: 2009
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_2_08.pdf127.03 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.