Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42666
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uso de beauveria bassiana (balsamo-crivelli) vuillemin (1912) no controle biológico de hypothenemus hampei (ferrari, 1867) (coleoptera: scolytidae)
Autor(es): José Augusto Pereira Madeira
Primeiro orientador: Marcus Vinicius Sampaio
Notas: A cultura do cafeeiro é de grande importância na agricultura brasileira, sendo suscetível a diversas pragas, principalmente a broca-do-café, Hypothenemus hampei (Ferrari, 1867). O uso do método de controle biológico vem crescendo em diversos países da América Latina, principalmente na Colômbia e no Brasil. Estudos ao nível de laboratório e campo são prósperos, principalmente na utilização do fungo entomopatogênico Beauveria bassiana (Balsamo-Crivelli) Vuillemin (1912), que apresenta grande controle da broca. O presente trabalho teve como objetivo, avaliar o uso do fungo B. bassiana no controle biológico da broca-do-café, visando determinar a melhor dosagem e o efeito da adição de óleo vegetal como adjuvante. Foi realizado um experimento de campo no período de novembro de 2008 a abril de 2009. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados (DBC), utilizando-se fatorial com 9 tratamentos, em 4 datas de amostragem, com 4 repetições. Foram realizadas as aplicações dos tratamentos e avaliações quinzenais, obtendo-se "número de frutos brocados" e "número de adultos vivos" da broca-do-café. Foi realizada análise de custo para a compra de produtos químicos registrados para o controle da broca-do-café e dos tratamentos com B. bassiana testados que apresentaram desempenho semelhante ao controle químico. O número de adultos vivos não foi significativamente diferente entre os tratamentos. Para frutos brocados, houve mais frutos brocados na 4ª avaliação. Os seguintes tratamentos com a aplicação de B. bassiana foram semelhantes à testemunha (média de 3,3 frutos brocados): três aplicações de Boveril SP + Natur Óleo EW (15g ha-¹ + 0,5%); três aplicações de Boveril SP (30g ha-¹); e uma aplicação de Boveril SP (45g ha-¹), com respectivamente, 2,2; 2,3; e 2,9 frutos brocados em média. Foram semelhantes ao tratamento controle (Endosulfan) (média de 1,2 frutos brocados): três aplicações de Boveril SP (15g ha-1); três aplicações de Boveril SP + Natur Óleo EW (30g ha-1 + 0,5%); duas aplicações de Boveril SP (45g ha-1); e três aplicações de Boveril WP (2kg ha-1), respectivamente, 1,3; 1,5; 1,6; e 1,7 frutos brocados. O menor custo para a compra do produto foi, em ordem crescente, o controle químico com Endosulfan, o controle biológico com três aplicações da dosagem 15g ha-1e o controle químico com Clorpirifós. Conclui-se que o uso de B. bassiana foi eficaz e viável no controle da broca-do-café, sendo que três aplicações de 15g ha-1 foi a melhor dosagem e ainda, que o efeito do adjuvante é positivo em maiores doses e negativo em menores doses do fungo.
Palavras-chave: Broca-do-café
controle biológico
entomopatógeno e fungo.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42666
Data de defesa: 2009
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_1_09.pdf218.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.