Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42371
Tipo de documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Título: Avaliação da reatividade dos produtos "fertisilicio master" e "fertisilicio master aditivado" através do método químico
Autor: Ralph Barbosa Rodrigues Alves
Primer orientador: Gaspar Henrique Korndorfer
Notas: Poucas são as informações com relação às melhores fontes de silício para uso na agricultura, sendo que alguns produtos já vêm sendo comercializados como fontes desse elemento. O aproveitamento de materiais como fontes de Si e corretivos de solo são desejáveis, pois se de um lado reduz o passível ambiental e as áreas de depósitos das indústrias, de outro fornece Si às culturas. Objetivou-se determinar a reatividade dos produtos "Fertisilício Master" e "Fertisílicio Master Aditivado" , em dois diferentes solos e verificar a sua interferência sob o pH e no aumento de Si, Ca e MG nesses solos. Para tal, um experimento foi instalado na Universidade Federal de Uberlândia em local protegido, utilizando os solos: Neossolo Quartzarênico Órtico Típico e Latossolo Vermelho Distrófico Típico. O delineamento experimental empregado foi o inteiramente casualizado, em todos os tratamentos foram realizadas quatro repetições. O ensaio foi composto por doses crescentes de Wollastonita nas seguintes quantidades: 0, 200, 400 e 800 Kg ha-1 de silício e para avaliar a reatividade de fontes de Si, foram utilizados dois produtos nas doses de 200 e 400 kg ha-1 de silício. Foram avaliados os teores de Si solúvel, Ca2+,MG2+ e pH no solo. Os dados coletados foram submetidos primeiramente à análise de regressão polinomial para as doses crescentes da fonte padrão (Wollastonita) e posteriormente a análise do desempenho dos produtos Fertisilício Máster, Fertisilício Master Aditivado e Wollastonita, utilizando o teste de Tukey com comparação entre as medias ao nível de 5% de probabilidade e auxílio do programa SISVAR, sendo a média das duas doses (200 e 400 kg ha-1) de cada fonte nos dois tipos de solo. Com os resultados obtidos verificou-se que a Wollastonita e Fertisilício Master Aditivado foram as fontes mais eficientes em disponibilizar Si nos dois solos estudados, Fertisilício Master Aditivado e a Wollastonita foram as fontes mais eficientes em aumentar o Ca trocável nos dois solos estudados e Fertisilício Master Aditivado foi à fonte mais eficiente em aumentar o MG trocável nos dois solos estudados.
Palabras clave: silício
reatividade e fonte.
Área (s) del CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42371
Fecha de defensa: 2008
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2008_1_34.pdf238.49 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.