Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42302
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorNatalia Simarro Fagundes
dc.date.accessioned2024-08-20T17:42:58Z-
dc.date.available2024-08-20T17:42:58Z-
dc.date.issued2006
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42302-
dc.descriptionO presente trabalho avaliou o desenvolvimento da alface (Lactuca sativa), tipos Mimosa e Romana cultivares, Salad Bowl e Romana Balão respectivamente, em diferentes concentrações de solução nutritiva e posições no canal de cultivo, em hidroponia, sistema NFT (Fluxo Laminar de Nutrientes). Os experimentos foram conduzidos na Universidade Federal de Uberlândia, no período de vinte de maio a dezessete de julho de 2005. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas as concentrações da solução (1- 50%; 2- 75%; 3- 100%; 4- 125%) e as sub-parcelas as posições das plantas no perfil hidropônico (1- inicial; 2- intermediária; 3- final). Cada posição constou de cinco plantas, e cada concentração de três repetições, totalizando 12 parcelas e 36 sub-parcelas. Aos 59 dias após a semeadura, iniciou-se a colheita sendo avaliadas as seguintes características: altura da planta para a cultivar tipo Romana, massas fresca e seca da parte aérea e das raízes e número de folhas. Para as duas cultivares não foram constatadas diferenças significativas em nenhuma das características avaliadas em relação à concentração da solução considerando como um fator isolado. No entanto, quanto a posição das plantas no perfil, ocorreram interações significativas, para as características de massas fresca da parte aérea e da raiz e massa seca da parte aérea, principalmente na concentração de 75% da solução nas posições intermediaria e final do canal para a cultivar Romana Balão. Diante dos resultados conclui-se que as cultivares de alface Salad Bowl e Romana Balão, podem ser cultivadas na solução diluída de 50%.
dc.languagepor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândia
dc.rightsAcesso Aberto
dc.subjectAlface
dc.subjectHidropônia
dc.subjectSolução Nutritiva
dc.titleProdução hidropônica de alface, tipos mimosa e romana em diferentes concentrações de solução nutritiva,em sistema nft
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso
dc.contributor.advisor1José Magno Queiroz Luz
dc.publisher.courseAgronomia
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Aparece en las colecciones:TCC - Agronomia (Uberlândia)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2006_1_21.pdf184.69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.