Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42259
ORCID:  http://orcid.org/0009-0005-1485-9435
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP
Author: Silva, Larissa
First Advisor: Lopes, José
First member of the Committee: Penedo, Antonio
Second member of the Committee: Soares, Débora
Summary: Os sistemas de gestão empresarial, como o ERP, são amplamente utilizados para proporcionar uma visão abrangente da empresa, facilitando a tomada de decisões. Objetivou-se com esse relato tecnológico, descrever o processo de implementação de indicadores de performance em um ERP para suportar o processo de tomada de decisão. Neste estudo, focou-se na implementação e análise dos indicadores estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e Lifetime Value (LTV) em uma empresa de ERP em Uberlândia, Minas Gerais. A empresa enfrentava desafios na eficácia dos investimentos em marketing e digital e na retenção de clientes. Realizou-se análises de benchmarking com outras empresas para melhorar suas práticas, focando em indicadores como CAC e LTV. Como intervenção adotada, foram estabelecidas áreas e regras de cálculo para os indicadores CAC e LTV, seguidas pela coleta e tratamento de dados. Utilizou-se consultas SQL e ferramentas como Mitra para desenvolver os indicadores. Como resultados alcançados, a partir da construção dos indicadores, permitiu uma visão clara dos custos de aquisição de clientes e do retorno sobre o investimento. Foram desenvolvidos dashboards que fornecem informações detalhadas sobre CAC, LTV e Payback, permitindo à empresa avaliar a eficácia de seus investimentos em marketing e vendas.
Keywords: Sistemas de gestão empresarial (ERP)
Indicadores estratégicos
Eficácia de investimentos
Benchmarking
Lifetime Value (LTV)
Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE INFORMACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SILVA, Larissa Beatriz Santos. Implementação e Análise de Indicadores Estratégicos de Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e LifeTime Value (LTV) Em Uma Empresa de ERP. 2024. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42259
Date of defense: 25-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Gestão da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ImplementaçãoAnáliseIndicadores.pdf496.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.