Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42253
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Eduardo Sousa-
dc.date.accessioned2024-08-19T22:00:28Z-
dc.date.available2024-08-19T22:00:28Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationROCHA, Eduardo Sousa. O pagador de promessas, de Dias Gomes: um estudo de elementos do trágico no drama brasileiro. 2024. 82 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.589.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42253-
dc.description.abstractO Pagador de Promessas is Dias Gomes’ most celebrated work and, furthermore, it has stablished itself as one of the greatest successes in Brazilian theater. The playwright tells the story of Zé do Burro, a simple man from the sticks who promises to carry a cross on his back from the farm where he lives, in the countryside, to the church of St. Barbara, in Salvador, aiming to save his pet donkey. Based on the premise that Zé do Burro’s journey is related to the Greek theater, this dissertation seeks to identify elements of the tragic in Dias Gomes’ O Pagador de Promessas, articulating shape and content to, in addition, discuss thematic issues connected to the drama, namely: examining the relationships of the characters with the senses of sacred and the unburied body. As an attempt to achieve these goals, the work resorts to bibliographic research, based on works of literary, theatrical, historical, anthropological, and philosophical theory and criticism by authors such as Aristotle, Albin Lesky and Anatol Rosenfeld. As for the methodological proceedings of research, this work seeks to explore aspects of character analysis, historical context, as well as comparative reading with the Greek tragedy Antigone, by Sophocles, supported by the theory of intertextuality from scholars such as the author Tiphaine Samoyault.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramaturgiapt_BR
dc.subjectTragédiapt_BR
dc.subjectO Pagador de Promessaspt_BR
dc.subjectDias Gomes (1922-1999)pt_BR
dc.titleO Pagador de Promessas, de Dias Gomes: um estudo de elementos do trágico no drama brasileiro.pt_BR
dc.title.alternativeO Pagador de Promessas, by Dias Gomes: a study of tragic elements in brazilian drama.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5284957324688177pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha Filho, Ulysses-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0224915366263779pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Kenia Maria de Almeida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6565924641557935pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5157730081462146pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO Pagador de Promessas é a obra mais aclamada de Dias Gomes e, além disso, se consagrou como um dos maiores sucessos do teatro brasileiro. O dramaturgo conta a história do Zé do Burro, homem simples do campo que faz a promessa de carregar uma cruz nas costas da roça de onde mora, no interior, até a igreja de Santa Bárbara, em Salvador, com o objetivo de salvar o seu burro de estimação. A partir do pressuposto de que a jornada do Zé do Burro se relaciona com o teatro grego, esta dissertação busca identificar elementos do trágico na obra O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, articulando forma e conteúdo para, além disso, discutir questões temáticas vinculadas ao drama, quais sejam: examinar as relações dos personagens com os sentidos do sagrado e do corpo insepulto. Como tentativa de atingir esses objetivos, o trabalho utiliza o método de pesquisa bibliográfica, com fundamento em obras de teoria e crítica literária, teatral, histórica, antropológica e filosófica de autores como Aristóteles, Albin Lesky e Anatol Rosenfeld. No tocante aos procedimentos metodológicos de pesquisa, este trabalho busca explorar aspectos de análise dos personagens, do contexto histórico, assim como da leitura comparativa com a tragédia grega Antígona, de Sófocles, amparada pela teoria da intertextualidade, de estudiosos como a autora Tiphaine Samoyault.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration82pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.589pt_BR
dc.orcid.putcode165831500-
dc.crossref.doibatchid748d2c98-d474-4bf0-b7c6-f4ddbd4f4385-
dc.subject.autorizadoLiteraturapt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro brasileiro (Tragédia)pt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro (Literatura)pt_BR
dc.subject.autorizadoTeatro grego (Tragédia)pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PagadorPromessasDias.pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.