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dc.creatorZanchetta, Letícia Beatriz-
dc.date.accessioned2024-08-19T18:38:19Z-
dc.date.available2024-08-19T18:38:19Z-
dc.date.issued2024-04-17-
dc.identifier.citationZANCHETTA, Letícia Beatriz. O tempo espiralar e o corpo em Kindred - Laços de Sangue - de Octavia Butler: formas de (re) construir memórias via Afrofuturismo. 2024. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Literaturas em Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42244-
dc.description.abstractA forerunner of Afrofuturism, writer Octavia Butler published the novel Kindred: Blood Ties in 1979. The narrative depicts the daily life of Dana, a black woman and american writer, who lives in California in 1976. On her 26th birthday, Dana unwittingly travels back in time to Maryland in 1815, the time of slavery in the United States. The reason for Dana's travels is that she needs to save the life of Rufus, her white ancestor, who is always at risk. That said, our work has the objective of analyzing how spiral time and the body help in the (re)construction of the protagonist's memories of her ancestors, as well as how they are valued within the aesthetics of Afrofuturism. To do this, we draw on the studies of Mark Dery (1994) and Ytasha Womack (2013) to conceptualize and present the premises of Afrofuturism, as well as its presence in different artistic fields. Next, our proposal is to contribute to the discussion about which literary genre Kindred: Blood Ties fits into, based on the contributions of Adam Roberts (2018) and Camile Fernandes Borba (2021). Subsequently, we will analyze spiral time, based on the studies of Leda Maria Martins (2021) in the novel and we will present the different studies on memory, including Maurice Haldbawachs (1990), Aleida Assman (2011), Jacques Le Goff (1988) and Michel Pollak (1992). Finally, we will look at how Dana's body is a place for preserving memories and and the presence of the critical lens of Afropessimism, in the composing of the violent actions that mark the protagonist's body, based on the contributions of professors Frank B. Wilderson III e and Kênia Freitas (2022). Wilderson III (2020) and Kênia Freitas (2022).pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAfrofuturismopt_BR
dc.subjectAfrofuturismpt_BR
dc.subjectTempo espiralarpt_BR
dc.subjectSpiral timept_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectBodypt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.titleO tempo espiralar e o corpo em Kindred - Laços de Sangue - de Octavia Butler: formas de (re) construir memórias via Afrofuturismopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Denubila, Rodrigo Valverde-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0496535160399358pt_BR
dc.contributor.referee1Damasceno, Carolina Duarte-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8566237779883160pt_BR
dc.contributor.referee2Barth, Pedro Afonso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4280905518699574pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1717420522698200pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoPrecursora do Afrofuturismo, a escritora Octavia Butler publica em 1979 o romance Kindred: Laços de Sangue. O enredo retrata o cotidiano de Dana, mulher negra e escritora norte-americana, que mora na Califórnia em 1976. No dia do seu aniversário de 26 anos, Dana viaja no tempo, involuntariamente, para Maryland, no ano de 1815, época da escravidão no Estados Unidos. O motivo dos deslocamentos de Dana é que ela precisa salvar a vida de Rufus, seu ancestral branco, que está sempre em risco. Isso posto, o nosso trabalho tem como objetivo analisar como o tempo espiralar e o corpo auxiliam na (re) construção das memórias da protagonista sobre os seus antepassados, assim como é valorizado dentro da estética do Afrofuturismo. Para isso, apoiamos nos estudos de Mark Dery (1994) e Ytasha Womack (2013) para conceituar e apresentar as premissas do Afrofuturismo, bem como sua presença em diferentes campos artísticos. Em seguida, nossa proposta é contribuir com a discussão sobre em qual gênero literário Kindred: Laços de Sangue se encaixa, a partir das contribuições de Adam Roberts (2018) e Camile Fernandes Borba (2021). Posteriormente, analisaremos o tempo espiralar, com base nos estudos de Leda Maria Martins (2021) no romance e apresentaremos os diferentes estudos acerca da memória, entre eles, o de Maurice Haldbawachs (1990), Aleida Assman (2011), Jacques Le Goff (1988) e Michel Pollak (1992). Por último, observaremos como o corpo de Dana constitui um lugar de preservação de memórias e a presença da lente crítica do Afropessimismo, na composição das ações violentas que marcam o corpo da protagonista, a partir das contribuições dos professores Frank B. Wilderson III (2020) e Kênia Freitas (2022).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Português e Literaturas de Língua Portuguesapt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Português e Literaturas de Língua Portuguesa

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