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ORCID:  http://orcid.org/0009-0006-8631-3068
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Um estudo do conceito e sua aplicação no teatro
Título(s) alternativo(s): A study of the concept and its application in theater
Autor(es): Baldini, Marcelo Duarte
Primeiro orientador: Piragibe, Mario Ferreira
Primeiro membro da banca: Pimenta, Daniele
Segundo membro da banca: Pinheiro, Leticia Corrêa da Silva
Resumo: Este trabalho acadêmico explora o conceito japonês de Ma e sua aplicação no teatro. Ma, que pode ser traduzido como “espaço” ou “intervalo”, é um elemento fundamental na estética japonesa que permeia várias formas de arte. O estudo se concentra em uma análise subjetiva e pessoal de artistas contemporâneos para identificar Ma como um potencial instrumento teatral. A pesquisa envolveu uma revisão extensa da literatura, análise de várias obras de arte e considerações éticas. O trabalho destaca a importância de Ma no teatro e como ele pode transformar a maneira como percebemos, experimentamos e criamos arte.
Abstract: This academic work explores the Japanese concept of Ma and its application in theater. Ma, which can be translated as “space” or “interval”, is a fundamental element in Japanese aesthetics that permeates various forms of art. The study focuses on a subjective and personal analysis of contemporary artists to identify Ma as a potential theatrical instrument. The research involved an extensive literature review, analysis of various works of art, and ethical considerations. The work highlights the importance of Ma in theater and how it can transform the way we perceive, experience, and create art
Palavras-chave: Ma
Teatro
Theater
Cinema
Artes
Arts
Japão
Japan
Kazuo Ohno
Hayao Miyazaki
Visualidades
Visualities
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: AIDAR, Laura. Os 9 movimentos artísticos mais importantes do século XX. Toda Matéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/movimentos-artisticos- importantes-do-seculo-xx/. Acesso em: 02 jan. 2024. ARAKAWA, K. (Diretor). (2019). 10 Years with Hayao Miyazaki. Recuperado de: https://www3.nhk.or.jp/nhkworld/pt/ondemand/program/video/10yearshayaomiyazaki/? type=tvEpisode&sou BECKETT, Samuel. Esperando Godot. Tradução de Fábio de Souza Andrade. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2017 BROOK, Peter. O Espaço Vazio. São Paulo: Perspectiva, 1974. DANCE ARCHIVE NETWORK. Kazuo Ohno. Dance Archive Network, 2020. Disponível em: https://dance-archive.net/en/features/features_44.html. Acesso em: 7 jan. 2024. DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. Tradução de Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2010. DELEUZE, G. Imagem e Tempo. Terceira. [S.l.]: Brasiliense, 1990 DELEUZE, G. A imagem-tempo. Tradução Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005. 338p. Tradução de: L’image-temps (1985). FUKS, Rebeca. A viagem de Chihiro: explicação e resumo do filme. Cultura Genial, 2024. Disponível em: https://www.culturagenial.com/filme-a-viagem-de-chihiro- analisado/. Acesso em: 6 jan. 2024. GREINER, C. A arte de viver entre. In: Okano, M. Ma: entre-espaço da arte e comunicação no Japão. São Paulo: Annablume; Fapesp; Fundação Japão, 2012. Prefácio. GREINER, C. Butô: pensamento em evolução. São Paulo: Escrituras, 1998. KEN’MOCHI, Takehiko. Ma no nihon bunka (A cultura japonesa do Ma) Tokyo: Chôbunsha, 1992. IMDb. Hayao Miyazaki - Biography. IMDb. Disponível em: https://www.imdb.com/name/nm0594503/bio/. Acesso em: 5 jan. 2024. KOJIRO, Yuichiro. Ma, nihon kenchiku no ishô (Ma, o desenho da arquitetura japonesa). 2. ed. Tokyo: Kajima Shuppansha, 2001. (1. ed. 1999). 44 KOSHIMURA, Piti. 間 (Ma): o kanji que me faz valorizar as pausas e os vazios. Peach no Japão, 24 de maio de 2018. Disponível em: https://peachnojapao.com/devaneios/間-ma-o-kanji-que-me-faz-valorizar-as-pausas-e- os-vazios/. Acesso em: 02 jan. 2024. MENTE MINIMALISTA. Ma: o espaço cheio de significado. Mente Minimalista, 2024. Disponível em: https://www.menteminimalista.com/ma-o-espaco-cheio-de- significado/. Acesso em: 5 jan. 2024. MIYAKE, Marcello. A Proporção Áurea e o elo matemático entre natureza, arte e ciência. Portal Conteúdo Aberto. Disponível em: https://portalconteudoaberto.com.br/colunista/proporcao-aurea/. Acesso em: 02 jan. 2024. MIYAZAKI, Hayao. A Viagem de Chihiro. [S.l.]: Studio Ghibli, 2001. 1 DVD (125 min). MIYAZAKI, Hayao. O Castelo Animado. [S.l.]: Studio Ghibli, 2004. 1 DVD (119 min). NITSCHKE, Günter. Ma -Place, Space, Void. From Shinto to Ando, p. 48-61. Londres: Academy Editions and Ernst & Sohn, 1993. NITSCHKE, Günter. ‘Ma’: the japanese sense of ‘place’. In: Architectural Design, vol. 36, p. 116-156. Londres: março 1966. OHNO, Kazuo, dir. Admiring La Argentina. Japão: 1977. Performance. OHNO, Kazuo, dir. My Mother. Japão: 1990. Performance. OHNO, Kazuo. Treino e(m) poema. São Paulo: Edições SESC, 2011. OKANO, M. MA: Entre-Espaço da Comunicação no Japão. Tese (Doutorado) — Pontificada Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007. PEDREIRA DE LACERDA, Marina. O conceito ‘ma’ para Arata Isozaki: um modo de ver o mundo. ArchDaily Brasil. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/912901/o-conceito-ma-para-arata-isozaki-um-modo- de-ver-o-mundo. Acesso em: 02 jan. 2024. PEIXOTO, Fernando. Teatro e visualidade. São Paulo: Perspectiva, 2003. ISBN: 9788527307896 PILGRIM, Richard B. Ma: a cultural paradigma. Chanoyu quarterly, 1986. RICHIE, Donald. A Tractate on Japanese Aesthetics. Berkeley, CA: Stone Bridge Press, 2007. 45 SHAKESPEARE, William. Hamlet. Tradução de Sophia de Mello Breyner Andresen. 1ª ed. [Porto]: Assírio & Alvim, 2015 UNITED STATES ARTISTS. Jennifer Tipton. United States Artists, 2024. Disponível em: https://www.unitedstatesartists.org/artists/jennifer-tipton. Acesso em: 8 jan. 2024. WIKIPÉDIA. Kazuo Ohno. Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kazuo_Ohno. Acesso em: 7 jan. 2024. WIKIWAND. Eiko Ishioka. Wikiwand, 2010. Disponível em: https://www.wikiwand.com/pt/Eiko_Ishioka. Acesso em: 9 jan. 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42239
Data de defesa: 25-Abr-2024
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