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dc.creatorMendes, João Victor Francisco Pereira-
dc.date.accessioned2024-08-19T14:44:48Z-
dc.date.available2024-08-19T14:44:48Z-
dc.date.issued2022-03-21-
dc.identifier.citationMENDES, João Victor Francisco Pereira. As ocupações secundaristas de 2016 em Uberlândia-MG. 2022. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42225-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectOcupações secundaristaspt_BR
dc.subjectSecondary occupationspt_BR
dc.subjectEducação e escola públicapt_BR
dc.subjectEducation and public schoolpt_BR
dc.subjectEstudantes e cidadept_BR
dc.subjectStudents and citypt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.titleAs ocupações secundaristas de 2016 em Uberlândia-MGpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos , Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Marta Emisia Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee3Leão, Diego Marcos Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7108922110150546pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9481338314920412pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as ocupações secundaristas de 2016 na cidade de Uberlândia, observando a organização do movimento secundarista naquele período e a reação da cidade. Entendeu-se as ocupações nas escolas públicas da cidade de Uberlândia como um movimento único, que se configuraram diretamente a partir da conjuntura política brasileira daquele período, repercutindo ainda no presente nos sujeitos que vivenciaram esse evento. Para alcançar os sujeitos que vivenciaram aquela experiência, a metodologia da pesquisa se desenvolveu com a inclusão da história oral na produção de fontes em conjunto com reportagens produzidas pela imprensa naquele período. A estratégia para a análise foi o estabelecimento do contraste dentre as narrativas, com a problematização de perspectivas, projetos e contradições entre os diversos grupos envolvidos no processo. A partir da problematização da conjuntura de 2016 e dos resultados no momento presente do que foi construído naquele período, foi possível identificar as ocupações como um movimento único, com organização própria e que permitiram a explicitação da importância da atuação política da juventude no âmbito do cotidiano escolar, e a construção de uma consciência em torno da articulação entre política, educação e cidadania.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration80pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode165831387-
Appears in Collections:TCC - História

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