Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42224
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Mitos bíblicos e greco-romanos nas charges de Belomonte: alegorias do totalitarismo
Título(s) alternativo(s): Biblical and greek-roman myths in the charges of belmonte: allegories of totalitarism
Autor(es): Lopes, Marihá Mickaela Neves Rodrigues
Primeiro orientador: Pereira, Kenia Maria de Almeida
Primeiro membro da banca: Melo, Lucas Gilnei Pereira De
Segundo membro da banca: Ribeiro, Eneida Beraldi
Terceiro membro da banca: Campato Junior , João Adalberto
Quarto membro da banca: Sylvestre , Fernanda Aquino
Resumo: Esta pesquisa de Doutorado tem por objetivo interpretar e analisar os mitos bíblicos e grecoromanos presentes em charges do caricaturista brasileiro Benedito Bastos Barreto (1896-1947), mais conhecido como Belmonte. A tese investiga a questão paródica dos mitos e a forma com que o diálogo, presente nas narrativas visuais de Belmonte, contribui para uma visão alegórica do período da Segunda Guerra Mundial. As charges, além de sintetizar este evento da “era dos extremos”, como postula Eric Hobsbawn, expurga o mal-estar relacionado ao conflito, ao carnavalizar a imagem de diversas personalidades e promover o riso. Em sua estrutura, este trabalho apresenta aspectos introdutórios relacionados à conceituação da charge, evidencia o entrelaçamento da vida e da obra do artista, destaca a importância da mitologia bíblica e grecoromana, assim como interpreta e analisa algumas narrativas visuais de Belmonte. A tese se sustenta na pesquisa bibliográfica e nossas reflexões sobre a mitologia greco-romana estão ancoradas em Joseph Campbell, Mircea Eliade e Raphael Patai. No que diz respeito à mitologia bíblica, apoiamo-nos nos estudos de Robert Alter, Frank Kermode, Karen Armstrong e Fernanda Sylvestre. No que tange à carnavalização e à alegoria, buscamos os estudos de Mikhail Bakhtin, João Adolfo Hansen, Flávio Kothe, Carlos Ceia e Lucas Gilnei Pereira de Melo. E quanto ao totalitarismo, temos por base as pesquisas de Hannah Arendt e Umberto Eco. A partir das análises, podemos reconhecer que Belmonte, com suas charges irreverentes e uma releitura dos mitos bíblicos e greco-romanos, não só faz o leitor rir dos ditadores e de seus excessos, mas também dos regimes totalitários.
Abstract: This Doctoral research aims to interpret and analyze the biblical and greco-roman myths present in satirical cartoons by the brazilian caricaturist Benedito Bastos Barreto (1896-1947), better known as Belmonte. The thesis investigates the parodic issue of myths and the way in which dialogue, present in Belmonte’s visual narratives, contributes to an allegorical vision of the Second World War period. The satirical cartoons, in addition to summarizing that event from the “age of extremes”, as Eric Hobsbawn postulates, purge the uneasiness related to the conflict, by carnivalizing the image of different personalities and promoting laughter. In its structure, this work presents introductory aspects related to the conceptualization of the satirical cartoon, highlights the intertwining of the artist’s life and work, emphasizes the importance of biblical and greco-roman mythology, as well as interprets and analyzes some of Belmonte’s visual narratives. The thesis is supported by bibliographical research. Our reflections on greco-roman mythology are anchored in Joseph Campbell, Mircea Eliade and Raphael Patai. With regard to biblical mythology, we rely on the studies of Robert Alter, Frank Kermode, Karen Armstrong, and Fernanda Sylvestre. Regarding carnivalization and allegory, we seek the studies of Mikhail Bakhtin, João Adolfo Hansen, Flávio Kothe, Carlos Ceia, and Lucas Gilnei Pereira de Melo. As for totalitarianism, we are based on the researches of Hannah Arendt and Umberto Eco. From the analyses, we can recognize that Belmonte, with his irreverent satirical cartoons and a reinterpretation of biblical and greco-roman myths, not only makes the reader laugh at dictators and their excesses, but also at totalitarian regimes.
Palavras-chave: Mitos
Alegoria
Segunda Guerra Mundial
Caricaturas
Belmonte
Myths
Allegory
Parody
Totalitarianism
Second World War
Caricatures
Belmonte
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Assunto: Literatura
Belmonte, 1896-1947 - Crítica e interpretação
Mitos em contos
Guerra Mundial, 1939-1945 - Caricaturas e desenhos humorísticos
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Estudos Literários
Referência: LOPES, Marihá Mickaela Neves Rodrigues Lopes. Mitos bíblicos e greco-romanos nas charges de Belomonte: alegorias do totalitarismo. 2024. 114 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.66.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.66
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42224
Data de defesa: 29-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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