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ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-1897-2368
Tipo do documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O horizonte de expectativas republicanas e as experiências educacionais dos negros em Minas Gerais na virada do século XIX para o século XX
Título(s) alternativo(s): The horizon of republican expectations and the educational experiences of blacks peoples in Minas Gerais at the turn of the 19th century to the 20th century
El horizonte de las expectativas republicanas y las experiencias educativas de los negros en Minas Gerais entre el siglo xix y el siglo xx
Autor(es): Lopes, Isabel Maria
Primeiro orientador: Borges Netto, Mário
Primeiro membro da banca: Morais, Sérgio Paulo
Segundo membro da banca: Nascimento, Maria Isabel Moura
Resumo: A presente pesquisa de mestrado localiza-se na linha de Trabalho, Sociedade e Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem por objeto compreender a integração social do negro no e por meio da escolarização no final do século XIX e início do século XX. As décadas finais do século XIX, igualmente às iniciais do século XX, correspondem a uma época de transições e mudanças significativas na sociedade brasileira. Dentre as mudanças mais expressivas encontram-se a abolição da escravidão (1888) e a Proclamação da República (1889). Concorrente a isso, ocorreu uma ampliação da urbanização, que produziu aspirações e expectativas em torno da modernização do país. A composição demográfica brasileira se diversificava com a imigração, a qual foi utilizada como mecanismo de composição da força de trabalho em um mercado de trabalho nascente. Somou se a isso libertação da população negra escravizada, decorrente da abolição da escravatura e o contingente nacional não negro, que disputavam as ocupações no mundo da produção. A República herda do Império um elevado número de pessoas analfabetas que representava, para a intelectualidade e para o Estado, um empecilho para o desenvolvimento do Brasil. Dessa forma, foi atribuída à educação a função de erradicar o analfabetismo e de regenerar os cidadãos destituídos de instrução para a nova ordem social nascente, a saber, livre e competitiva. O aporte para a construção deste texto recai na questão racial, levando à seguinte problematização: a escolarização e a integração do negro foram objeto de preocupação dos governos do estado de Minas Gerais, no período que sucedeu a abolição? Ocorreram ações diretas às especificidades da condição social das comunidades negras no estado, principalmente quanto à escolarização dos negros? O objetivo desta pesquisa foi identificar a ocorrência de iniciativas governamentais relacionadas à integração do negro na ordem social livre e competitiva e ao processo de escolarização. Tomamos por fonte as Mensagens Presidenciais do Governo de Minas Gerais entre os anos de 1891-1930. Metodologicamente, buscamos compreender e analisar os espaços de experiências e os horizontes de expectativas presentes nas diferentes posições discursivas (Koselleck, 2006), as quais afirmam uma relação dialética entre o discurso e a estrutura social (Fairclough, 2001). Disso, pudemos concluir que as fontes se revelaram silentes quanto à integração do negro, frustrando as expectativas geradas a partir das fontes em torno da República, porém o campo de experiências revela que os negros desenvolveram, em diversas situações, formas de educação e integração. Nesse caso, o silêncio não é sinônimo de vazio, de inexistência.
Abstract: The present master's research is situated within the field of Work, Society, and Education, in the Postgraduate Program in Education at the Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Its focus in the comprehension of the social integration of the black people through and within the educational system in the late 19th and the early 20th centuries. The final decades of the 19th century, much like the early 20th century, marked a period of transitions and significant changes in Brazilian society. Among the most notable changes were the abolition of slavery (1888) and the Proclamation of the Republic (1889). Concurrently, urbanization expanded, giving rise to aspirations and expectations regarding the modernization of the country. The Brazilian demographic composition was diversified through immigration, as a mechanism to form the workforce in an emerging job market. This coincided with the liberation of the enslaved black population, following the abolition of slavery, leading to competition between the now-free black people and the non-black national contingent for occupations in the realm of production. The Republic inherited a considerable number of illiterate individuals from the Empire, perceived by the intellectuals and the State as an obstacle to Brazil's development. Consequently, education was assigned the role of eradicating illiteracy and regenerating the citizens lacking instruction for the emerging social order, characterized as free and competitive. The framework for constructing this text revolves around the racial issue, prompting the following inquiry: were the schooling and integration of black individuals a concern for the governments of the state of Minas Gerais in the post-abolition period? Were there direct actions addressing the specific social condition of black communities in the state, particularly concerning the education of black individuals? The aim of this research was to identify occurrences of governmental initiatives related to the integration of black people into the free and competitive social order and the educational process. The primary source utilized was the Presidential Messages from the Government of Minas Gerais, between 1891 and 1930. Methodologically, the research sought to comprehend and analyze the spaces of experiences and horizons of expectations present in different discursive positions (Koselleck, 2006), affirming a dialectical relationship between discourse and social structure (Fairclough, 2001). Consequently, we concluded that the sources remained silent on the integration of black individuals, frustrating expectations surrounding the Republic. However, the field of experiences reveals that, in various situations, black individuals developed forms of education and integration. In this case, silence is not synonymous with emptiness, with nonexistence.
Palavras-chave: História da educação
Education history
Experiências educacionais dos negros
Educational experiences of black people
Primeira república
First Republic
Escolarização dos negros
Shooling of black people
Minas Gerais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assunto: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: LOPES, Isabel Maria. O Horizonte de expectativas republicanas e as experiências educacionais dos negros em Minas Gerais na virada do século XIX para o XX. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5101.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5101
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42219
Data de defesa: 23-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO - Educação

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