Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42210
ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-3305-3630
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: O avanço do conservadorismo nos Estados Unidos e a atuação subnacional após o governo Trump: uma análise do perfil político-partidário dos estados quanto aos direitos reprodutivos e ao ensino de gênero e sexualidade.
Título(s) alternativo(s): The advance of conservatism in the United States and subnational action after the Trump administration: an analysis of the political-partisan profile of states regarding reproductive rights and the teaching of gender and sexuality.
Autor(es): Caminiti, Vitória Capucci Martins
Primeiro orientador: Prado, Débora Figueiredo Mendonça do
Primeiro membro da banca: Selis, Lara Martim Rodrigues
Segundo membro da banca: Fontaniello, Isabella Fernandes Moreira
Resumo: O objetivo desse trabalho é analisar o perfil político-partidário predominante, quanto ao executivo, legislativo e judiciário, nas atuações subnacionais restritivas quanto às questões de gênero após o Governo Trump, com recorte para a agenda envolvendo o direito ao aborto e à educação sobre identidade de gênero e sexualidade nas escolas entre 2021 e 2024. Para isto a pesquisa realizará uma revisão bibliográfica e o levantamento de dados primários. Realizar-se-á uma revisão abrangente da literatura para compreender o federalismo norteamericano, a atuação subnacional em questões de gênero e os avanços do conservadorismo. Em um segundo momento, serão apresentados os dados coletados no Pew Research Center, Center for Reproductive Rights, Guttmacher Institute. Movement Advancement Project (MAP) e American Civil Liberties Union (ACLU), visando obter informações sobre políticas estaduais relacionadas aos direitos reprodutivos e ao ensino de gênero e sexualidade. Essa combinação permitirá uma análise empírica detalhada do perfil político-partidário dentro do legislativo, executivo e judiciário dos estados mais restritivos entre 2021 e 2024.
Palavras-chave: Conservadorismo
Atuação subnacional
Gênero
Sexualidade
Estados Unidos
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::CIENCIA POLITICA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: CAMINITI, Vitória Capucci Martins. O avanço do conservadorismo nos Estados Unidos e a atuação subnacional após o governo Trump: uma análise do perfil político-partidário dos estados quanto aos direitos reprodutivos e ao ensino de gênero e sexualidade. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42210
Data de defesa: 26-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AvançoConservadorismoEstados.pdf939.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.