Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42209
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-6883-2616
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 United States
Título: Estudo sobre o processo de conversão de casca de eucalipto em biomassa energética em uma empresa produtora de paineis de madeira
Autor(es): Silva, César Augusto Angelino Campos
Primeiro orientador: Miranda, Maria Rubia da Silva
Primeiro membro da banca: Miranda, Mara Rubia da Silva
Segundo membro da banca: Menegaz, Gabriela Lima
Terceiro membro da banca: Magrini, Vagner de Oliveira
Resumo: Durante décadas, o meio ambiente foi negligenciado em favor do crescimento econômico e da produção. Isso resultou em danos significativos aos recursos naturais, impulsionados principalmente pelo uso intensivo das indústrias. Com o avanço das pesquisas, tornou-se clara a necessidade de ações para reverter essa degradação e buscar práticas mais sustentáveis. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de geração de energia térmica dentro de uma empresa produtora de painéis de madeira, através do uso de biomassa constituída na própria organização. A metodologia empregada visa a melhor compreensão acerca do caso, analisando dados qualiquantitativos, concebidos através de pesquisas documentais e observações in loco, para compreender o atual contexto que a empresa se encontra no que se refere aos processos de geração e queima de biomassa, obtendo como subproduto o gás quente utilizado em etapas da produção. Desse modo, no que tange ao registro da entrada de resíduo mensal na linha, o estudo demonstrou que os valores de densidade média da casca e seu percentual de presença na madeira considerados para o cálculo da quantidade de casca em tonelada – sendo este o principal objeto de estudo –, se mantiveram próximos da literatura. Ao passo que experimentalmente a densidade média varia entre 0,24 e 40 g/cm³ e o percentual, entre 10 % a 18 % e os valores utilizados na empresa para tratamento dos dados são 0,3 g/cm³ e 14,8 %, respectivamente. Acerca do dimensionamento, percebeu-se que os parâmetro e condições do processo e da madeira influenciam fortemente no volume de biomassa a ser utilizado para queima e consequentemente, na temperatura a ser atingida para um gás quente ideal, evidenciando que o conhecimento técnico da operação são fatores significativos para o sucesso das atividades. Em média, de acordo com os testes realizados, foi constatada uma demanda de 1248 m³ de biomassa por dia para atingir uma temperatura média de trabalho na saída da planta de energia de 1068,8 °C dentro das condições de medição realizadas, propiciando bons resultados para atividades posteriores, tal como a secagem dos Flakers e aquecimento do óleo térmico.
Palavras-chave: Sustentabilidade
Madeira
Biomassa
Geração de energia
Energia térmica
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: SILVA, César Augusto Angelino Campos. Estudo sobre o processo de conversão de casca de eucalipto em biomassa energética em uma empresa produtora de paineis de madeira. 2024. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42209
Data de defesa: 15-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EstudoSobreProcesso.pdf663.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons