Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42204
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira Júnior, Kennedy José de-
dc.date.accessioned2024-08-14T20:06:18Z-
dc.date.available2024-08-14T20:06:18Z-
dc.date.issued2024-02-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA JÚNIOR, Kennedy José de. Capacitismo: Vontade de verdade e estratégias de resistência. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguístico) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5072.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42204-
dc.description.abstractThe main objective of this research is to investigate the conditions of possibility for the emergence of the concept of ableism in the Brazilian academic-scientific scenario. We also aim to understand the wills of truth and resistance strategies within the constitution of discursive plots about bodies with disabilities, in addition to analyzing the dynamics of institutional power through the establishment of norms that control scientific practices involving human subjects. We recognize the existence of systems of oppression and (in)visibility regarding the demands of research conducted with subjects with disabilities, given the socio-historical silencing of corporealities located in the wake of monstrosity (abnormality) and the subjection of research to biomedical conceptions. The theoretical foundation of this research is primarily based on the reflections of Michel Foucault (1979; 1987; 2010; 2020; 2021) on power relations among subjects, discourse, statement, and discursive formations; as well as theories about truth, abnormality, resistance, and the history of human sciences. To discuss disability and ableism, we rely on authors such as Diniz (2007), Campbell (2001; 2009), Deleuze (2000), among others. This research is characterized as a study within archaeogenealogy. To conduct the research, we selected the article "Disability, Incapacity, and Vulnerability: From Ableism or the Preeminence of Ableism and Biomedicine in the Research Ethics Committee of UFSC," by researcher Anahí Mello, published in the journal Ciência e Saúde Coletiva, with a Qualis A1 rating, with the aim of analyzing how the UFSC research ethics committee understands studies involving human subjects, especially those with disabilities. The analyses revealed that the concept of ableism emerges as a will of truth and resistance to hegemonic research domains, and also demonstrate that studies on ableism are incipient in various fields of knowledge, particularly in Foucauldian Discursive Studies.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectCapacitismopt_BR
dc.subjectAbleismpt_BR
dc.subjectVerdadept_BR
dc.subjectTruthpt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectResistancept_BR
dc.titleCapacitismo: Vontade de verdade e estratégias de resistênciapt_BR
dc.title.alternativeCapacitismo: Vontade de verdade e estratégias de resistênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandes, Cleudemar Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8303904972387971pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Daniel Mazzaro Vilar de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9932422365928301pt_BR
dc.contributor.referee2Franceschini, Bruno Franceschini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6500891852311652pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8423435679149591pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo desta pesquisa é investigar as condições de possibilidade da emergência do conceito de capacitismo no cenário acadêmico-científico brasileiro. Buscamos também compreender as vontades de verdade e as estratégias de resistências no interior da constituição das tramas discursivas acerca dos corpos com deficiência, além de analisar as dinâmicas do poder institucional pelo estabelecimento de normativas que controlam o fazer científico com seres humanos. Entendemos a existência de sistemas de opressão e (in)visibilidade em se tratando das demandas das pesquisas que são realizadas com sujeitos com deficiência, dado o silenciamento sócio-histórico das corporeidades localizadas na esteira da monstruosidade (anormalidade) e o assujeitamento das pesquisas às concepções biomédicas. A base teórica desta pesquisa é fundamentada principalmente nas reflexões de Michel Foucault (1979; 1987; 2010; 2020; 2021) sobre as relações de poder entre os sujeitos, discurso, enunciado, formações discursivas; e as teorizações acerca da verdade, da anormalidade, da resistência e da história das ciências humanas. Para discutir deficiência e capacitismo, apoiamo-nos em autores como Diniz (2007), Campbell (2001; 2009), Deleuze (2000), entre outros. Esta pesquisa é caracterizada como um estudo localizado na arquegenealogia. Para conduzir a pesquisa, elencamos o artigo “Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC”, da pesquisadora Anahí Mello, publicado na revista Ciência e Saúde Coletiva, com avaliação Qualis A1, com o intuito de analisar como o comitê de ética em pesquisa da UFSC compreende os estudos com seres humanos, em especial, com sujeitos com deficiência. As análises revelaram que o conceito de capacitismo emerge como uma vontade de verdade e como resistência aos domínios hegemônicos de pesquisa e, ainda, demostram que os estudos acerca do capacitismo são incipientes nas diversas áreas do saber e, em especial, nos Estudos Discursivos Foucaultianos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.sizeorduration124pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5072pt_BR
dc.orcid.putcode165545166-
dc.crossref.doibatchid57e1a6dc-9d30-4207-817e-61761a81340a-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CapacitismoVontadeVerdade.pdfDissertação1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.