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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2078-4610
Document type: Tese
Access type: Acesso Aberto
Title: Racismo ambiental em obras literárias distribuídas pelos governos brasileiro e colombiano: uma discussão possível
Alternate title (s): Environmental racism in literary works distributed by the Brazilian and Colombian governments: a possible discussion
Racismo ambiental en obras literarias distribuidas por los gobiernos brasileño y colombiano: una discusión posible
Author: Landaeta Silva, María Emilia
First Advisor: Silva, Elenita Pinheiro de Queiroz
First member of the Committee: Silva Junior, Astrogildo Fernandes da
Second member of the Committee: Souza, Marcos Lopes de
Third member of the Committee: Santiago, Ana Rita
Fourth member of the Committee: Gonçalves, Paulo Celso Costa
Summary: O racismo é parte do mecanismo de consolidação de processos que instalam modelos de sociedade pautados na desigualdade, na hierarquização, na conformação de corpos e pensamentos e nos usos dos recursos da natureza. No Brasil e na Colômbia, e em todo o mundo, os reflexos e efeitos destes mecanismos são revelados pelas desigualdades e violências a que populações não brancas foram e estão submetidas, assim como também pela devastação ambiental. A partir desta premissa, para a investigação de doutoramento realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, foi proposta a seguinte pergunta de pesquisa: Como as obras literárias do Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2020 – Obras Literárias (PNLD 2020 Literário) distribuídas para o ensino fundamental, anos finais, no Brasil e do Plan Nacional de Lectura, Escritura y Oralidad (PNLEO) «Leer es mi cuento» 2018-2022, Coleção Territorios Narrados, na Colômbia, que tratam das temáticas étnico-raciais e meio ambientais, oferecem ferramentas pedagógicas para o enfrentamento e superação do racismo ambiental? Como Objetivo Geral tivemos: Analisar a potencialidade pedagógica de obras literárias do Brasil e da Colômbia que tratam do Racismo e do Meio Ambiente para o enfrentamento e superação do Racismo Ambiental, destinados a estudantes dos anos finais do ensino fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2020 - Obras Literárias (PNLD 2020 Literário) – Brasil - e pelo Plan Nacional de Lectura, Escritura y Oralidad (PNLEO) 2018-2022, Coleção Territorios Narrados – Colômbia -. Os objetivos específicos foram: Identificar os conceitos do racismo e do meio ambiente abordados pelas obras literárias selecionadas do PNLD 2020 Literário e do PNLEO, Coleção Territorios Narrados; Localizar as possíveis contribuições das obras literárias selecionadas para a discussão do racismo ambiental; Discutir as aproximações e distanciamentos entre as questões étnico-raciais e ambientais presentes nas obras literárias selecionadas; e Compreender o modo como as obras literárias selecionadas respondem, ou não, a uma proposta de formação que permita o entendimento e enfrentamento do racismo ambiental. A pesquisa, bibliográfico-documental, construiu um arquivo contendo 6 livros distribuídos em escolas brasileiras e um arquivo composto por 4 livros disponibilizados para as escolas colombianas. O critério utilizado para a seleção dos livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2020 – Obras Literárias (PNLD 2020 Literário) foi escolher, a partir das resenhas completas localizadas na plataforma do programa, as obras que possuíam os termos “racismo ambiental”, “racismo”; “meio ambiente” e “ambiente”. Em relação aos livros do Plan Nacional de Lectura, Escritura y Oralidad (PNLEO) «Leer es mi cuento» 2018-2022, Coleção Territorios Narrados, o critério foi escolher livros sobre os territórios habitados por afrodescendentes e indígenas e sobre sua relação com o meio ambiente. A técnica de análise foi construída sob a base teórica da análise do discurso em Michel Foucault. O resultado da análise indica a presença majoritária de autoria de homens brancos na produção e circulação das obras no Brasil e a participação de comunidades afro-colombianas e indígenas na produção dos livros da Colômbia, bem como a inclusão das questões étnico-raciais e ambientais na educação escolar dos países referidos, em geral, de modo desarticulado. Ainda, é possível afirmar que os livros apresentam potencialidades pedagógicas para a discussão das questões ambientais e étnico-raciais e podem ser apropriados para a efetivação da discussão do Racismo Ambiental na escola. Não obstante, neles não se identificou o uso do conceito Racismo Ambiental, embora existam aproximações que o/a docente ou o/a leitor/a possam potencializar a partir dos conceitos encontrados nos livros. Os distanciamentos encontrados entre as questões étnico-raciais e ambientais reiteram a necessidade de os sistemas educativos assumirem a garantia do debate, e, por conseguinte, do direito à vida das populações negras e indígenas em seus territórios. O fato de as obras literárias serem tidas apenas como materiais complementares dentro da prática pedagógica, pode dificultar o compromisso com a consolidação de uma educação antirracista e com consciência ambiental.
Abstract: Racism is part of the mechanism for consolidating processes that establish societal models based on inequality, hierarchy, the shaping of bodies and thoughts, and the use of natural resources. In Brazil and Colombia, and all over the world, the effects of these mechanisms are revealed by the inequalities and violence to which non-white populations have been and are subjected, as well as by environmental devastation. Starting from this premise, for the doctoral research carried out in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia, the following research question was proposed: How do the literary works of the National Book and Didactic Material Program 2020 - Literary Works (PNLD 2020 Literary) distributed for elementary education, final years, in Brazil and the National Plan for Reading, Writing and Orality (PNLEO) «Reading is my story» 2018-2022, Narrated Territories Collection, in Colombia, which deal with ethnic-racial and environmental themes, offer pedagogical tools for confronting and overcoming environmental racism? As a General Objective we had: To analyze the pedagogical potential of literary works from Brazil and Colombia that deal with Racism and Environment for the confrontation and overcoming of Environmental Racism, intended for students in the final years of elementary education, approved by the National Book and Didactic Material Program 2020 - Literary Works (PNLD 2020 Literary) – Brazil - and by the National Plan for Reading, Writing and Orality (PNLEO) 2018-2022, Narrated Territories Collection – Colombia -. The specific objectives were: To identify the concepts of racism and environment addressed by the selected literary works of the PNLD 2020 Literary and the PNLEO, Narrated Territories Collection; To locate the possible contributions of the selected literary works for the discussion of environmental racism; To discuss the approaches and distances between the ethnic-racial and environmental issues present in the selected literary works; and To understand the way in which the selected literary works respond, or not, to an educational proposal that allows the awareness and confrontation of environmental racism. The bibliographic-documentary research constructed a file containing 6 books distributed in Brazilian schools and a file composed of 4 books made available to Colombian schools. The criterion used for the selection of books from the National Book and Didactic Material Program 2020 - Literary Works (PNLD 2020 Literary) was to choose from the complete reviews located on the program’s platform, the works that contained the terms “environmental racism”, “racism” and “environment”. Regarding the books of the National Plan for Reading, Writing and Orality (PNLEO) “Reading is my story” 2018-2022, Narrated Territories Collection, the criterion was to choose books about the territories inhabited by Afro-descendants and indigenous people and about their relationship with the environment. The analysis technique was built on the theoretical basis of discourse analysis in Michel Foucault. The result of the analysis indicates the majority presence of authorship by white men in the production and circulation of works in Brazil and the participation of Afro-Colombian and indigenous communities in the production of books in Colombia, as well as the inclusion of ethnic-racial and environmental issues in school education in the referred countries, generally, in a disjointed way. Furthermore, it is possible to affirm that the books present pedagogical potentialities for the discussion of environmental and ethnic-racial issues and can be appropriated for the discussion of Environmental Racism in school. However, the use of the concept Environmental Racism was not identified within the books, although there are approaches that the teacher or the reader can enhance based on concepts found in the books. The distances found between ethnic-racial and environmental issues reiterate the need for educational systems to assume the guarantee of debate, and consequently, the right to life of black and indigenous populations in their territories. The fact that literary works are considered only as complementary materials within pedagogical practice can hinder the commitment to consolidating an anti-racist education with environmental awareness.
Keywords: Racismo ambiental
Obras literárias do Brasil (PNLD 2020 Literário) e da Colômbia (PNLEO)
Território
Educação antirracista
Educação ambiental
Environmental racism
Literary works from Brazil (PNLD 2020 Literary) and Colombia (PNLEO)
Territory
Anti-racist education
Environmental education
Obras literarias de Brasil (PNLD 2020 Literario) y Colombia (PNLEO)
Territorio
Educación antirracista
Educación ambiental
Educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Subject: Educação
Racismo na educação
Racismo na literatura
Racismo nos livros didáticos
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: LANDAETA SILVA, María Emilia. Racismo ambiental em obras literárias distribuídas pelos governos brasileiro e colombiano: uma discussão possível. 2024. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5032.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.5032
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42175
Date of defense: 15-Jul-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
ODS::ODS 10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
ODS::ODS 13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
ODS::ODS 15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
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