Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFerreira, Divina Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2024-08-13T13:28:51Z-
dc.date.available2024-08-13T13:28:51Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Divina Aparecida da Silva. Ampliação dos letramentos através de atividades de leitura, escrita e oralidade dentro e fora do contexto escolar: percepções com enfoque em um relato de passeio. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.396.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42170-
dc.description.abstractThe research arose due to the concern of a teacher who has worked at the Basic School for many years, regarding to her students learning to read and write. On the other hand, the perception that, like her, many language professionals are looking for strategies and methodologies that can make students increasingly literate. From this perspective, with this work, we aim to present a research that seeks to promote and expand literacy in the school context. This is a research from the perspective of Literacy Studies (Kleiman, 2005) and is configured as qualitative research, which can be stipulated as action research (Thiollent, 1988). The research participants were 6th year students from a state school, located in Caldas Novas, Goiás, and the theme was around local tourism, the proposal for reading and writing practices through interviews, reports and podcasts with varied moments that involved reading, writing and speaking, inside and outside the school, considering that a tour of the city was experienced in two tourist attractions. Some examples of discursive genres that were mobilized throughout the development of the research were posters, folders, billboards, advertisements, menus and interviews, among others. After all the experiences with discursive genres, the students were instructed to produce, tour reports and podcasts. To analyze these reports, we prioritized looking for which literacies the students were able to mobilize or expand. We noticed that most of them managed to expand their literacy by experiencing language practices, as they developed reading and writing activities within the social context, therefore it made sense to them. In addition to the research results, we also hope that the applied proposal constitutes an important contribution for Portuguese Language teachers in Elementary School II and may it serve as base material for other teachers who intend to develop practical and theoretical work from the perspective of literacy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramentospt_BR
dc.subjectRelato de Passeiopt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectLiteraciespt_BR
dc.subjectTour Reportpt_BR
dc.subjectLocal tourismpt_BR
dc.titleAmpliação dos letramentos através de atividades de leitura, escrita e oralidade dentro e fora do contexto escolar: percepções com enfoque em um relato de passeiopt_BR
dc.title.alternativeExpanding literacy through reading, writing and speaking activities inside and outside the school context: insights focusing on a trip reportpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Miranda, Flávia Danielle Sordi Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6472551664103613pt_BR
dc.contributor.referee1Príncipe, Giovana Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8990338305793236pt_BR
dc.contributor.referee2Floripi, Simone Azevedo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926422246316096pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9986097453103512pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa surgiu devido à inquietação de uma professora que atua há muitos anos na Escola Básica, em relação ao aprendizado da leitura e escrita por seus alunos. Por outro lado, de sua percepção de que, assim como ela, muitos profissionais da linguagem estão em busca de estratégias e metodologias que possam fazer com que os alunos sejam cada vez mais letrados. Nessa perspectiva, com o presente trabalho, objetivamos apresentar uma pesquisa que buscou promover e ampliar letramentos no contexto escolar por meio da criação e desenvolvimento de um projeto de ensino. É um trabalho na perspectiva dos Estudos dos Letramentos (Kleiman, 2005) e configura-se como uma pesquisa qualitativa, que pode ser estipulada como pesquisa-ação (Thiollent, 1988). Os participantes da pesquisa foram alunos do 6º ano de uma escola estadual, localizada em Caldas Novas, Goiás, e a temática se deu em torno do turismo local. Na proposta de ensino buscamos promover as práticas de leitura, escrita e oralidade através de: entrevista, relato e podcast, com momentos variados que envolveram leitura, escrita e oralidade, dentro e fora da escola, haja vista que foi vivenciado um passeio por dois pontos turísticos da cidade. Assim, mais alguns exemplos de gêneros discursivos que foram mobilizados ao longo do desenvolvimento da pesquisa foram cartazes, folders, outdoors, propagandas, cardápios, entre outros. Depois de todas as vivências com os gêneros discursivos, os estudantes foram orientados a produzir um relato de passeio e podcasts para divulgação do que conheceram. Posteriormente, no âmbito da pesquisa, procedeu-se à seleção e análise de um dos gêneros produzidos pelos estudantes, que foi o relato. Para a análise desses relatos, priorizamos buscar quais letramentos os alunos conseguiram mobilizar ou ampliar. Percebemos que a maioria deles conseguiu ampliar seus letramentos ao vivenciar as práticas de linguagem, pois desenvolveram atividades de leitura e escrita dentro do contexto social, com sentido para eles. Além dos resultados da pesquisa, esperamos, ainda, que a proposta desenvolvida constitua uma importante contribuição para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II e que venha a servir como material de base para outros professores que pretendam desenvolver trabalhos práticos e teóricos na perspectiva dos letramentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letras (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration86pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.396pt_BR
dc.orcid.putcode165471545-
dc.crossref.doibatchid57e1a6dc-9d30-4207-817e-61761a81340a-
dc.subject.autorizadoLinguísticapt_BR
dc.subject.autorizadoLetramentopt_BR
dc.subject.autorizadoRelatos históricospt_BR
dc.subject.autorizadoAmbiente escolarpt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Letras (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AmpliaçãoLetramentosAtravés.pdfDissertação2.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.