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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-6009-0469
Tipo do documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Vida e obra de Ruy de Ayres Bello (1904-1980), conectadas a defesa da fé católica em Pernambuco, PE
Título(s) alternativo(s): Life and work of Ruy de Ayres Bello (1904-1980), connected to the defense of the catholic faith in Pernambuco, PE.
Autor(es): Pinto, Andrea Carla Agnes e Silva
Primeiro orientador: Araújo, José Carlos Souza
Primeiro membro da banca: Araujo, José Carlos Souza
Segundo membro da banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Terceiro membro da banca: Machado, Maria Cristina Gomes
Quarto membro da banca: Gatti Júnior, Décio
Quinto membro da banca: Ribeiro, Betania de Oliveira Laterza
Resumo: RESUMO A presente tese, vinculada à linha de pesquisa "História e Historiografia da Educação" do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), investiga as contribuições de Ruy de Ayres Bello para a educação, especialmente no contexto do ideário católico. Explora-se a defesa de uma educação finalista, espiritual e sobrenatural em suas obras voltadas para a formação de professores primários. A análise a partir da trajetória da sua vida, formação moral e profissional influenciaram suas ideias pedagógicas e sua adesão ao catolicismo. Deste modo o problema de pesquisa partiu do seguinte questionamento, Ruy de Ayres Bello fez a defesa de uma educação finalista, espiritual e sobrenatural em suas obras voltadas para formação de professores primários? Ruy de Ayres Bello nasceu em 1904 e faleceu em 1997. Foi um educador pernambucano que participou, diretamente, dos espaços educacionais e políticos. Ele sempre esteve ligado ao trinômio: fé católica, intelectuais e educação. A pesquisa, utilizou fontes variadas, quais sejam, legislações, jornais, memórias, encíclicas e obras didáticas, para compreender suas convicções e a identidade militante católico ao longo do tempo. A partir das contribuições de autores como Prost (2008), Goldmann (1967), Saviani (2011), Certeau (1982), Ginzburg (1987), Chartier (2012), Choppin (2004), Magalhães (2021) dentre outros, desenvolveu-se os procedimentos teóricos-metodológicos que embasaram a análise crítica das fontes obtidas através de pesquisa bibliográfica e documental. O marco temporal dividido em dois períodos, de 1904-1990, abrangendo seu nascimento e morte, e o intervalo de 1940-1980, marcado por suas principais publicações. A pesquisa destaca a versatilidade temática de seus escritos e sua visão de mundo cristã. Ruy Bello é situado como um intelectual católico, escritor de manuais, cujas obras circularam nacionalmente e foram amplamente utilizadas em cursos de formação de professores primários. Embora ele não possuísse formação escolar formal, sua habilidade interpessoal permitiu parcerias de publicação, inclusive com autores estrangeiros. Suas obras, que refletem uma visão cristã tradicional, foram valorizadas por preservarem os valores da sociedade cristã em meio a mudanças sociais e educacionais, particularmente após o movimento escolanovista. A base de sua escrita reflete o discurso tomista, no vínculo entre a fé e a razão humana e atribui a Deus a essência da verdadeira pedagogia. A educação é concebida como um ato humano essencial, consciente e voluntário, alinhado aos princípios católicos e ao pensamento tomista. Em suma, a pesquisa examina o legado de Ruy de Ayres Bello como um educador católico conservador, cujas contribuições influenciaram profundamente a formação de professores e a educação no Brasil, mantendo viva a visão de mundo cristã em meio a mudanças educacionais e sociais. Ruy de Ayres Bello em todas as instâncias que se filiou manteve defesa de suas convicções e a identidade militante católica. Palavras-chave: Ruy de Ayres Bello; manuais escolares; Igreja Católica; Educação cristã.
Abstract: ABSTRACT This thesis, linked to the “History and Historiography of Education” research line of the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Uberlândia (UFU), investigates Ruy de Ayres Bello's contributions to education, especially in the context of Catholic ideology. It explores the defense of a finalist, spiritual and supernatural education in his works aimed at training primary teachers. The analysis based on the trajectory of his life, moral and professional formation influenced his pedagogical ideas and his adherence to Catholicism. Thus, the research problem was based on the following question: Did Ruy de Ayres Bello defend a finalist, spiritual and supernatural education in his works aimed at training primary teachers? Ruy de Ayres Bello was born in 1904 and died in 1997. He was an educator from Pernambuco who participated directly in educational and political spaces. He was always linked to the trinomial: Catholic faith, intellectuals and education. The research used a variety of sources, including legislation, newspapers, memoirs, encyclicals and didactic works, to understand his convictions and militant Catholic identity over time. Based on the contributions of authors such as Prost (2008), Goldmann (1967), Saviani (2011), Certeau (1982), Ginzburg (1987), Chartier (2012), Choppin (2004), Magalhães (2021), among others, the theoretical-methodological procedures that underpinned the critical analysis of the sources obtained through bibliographical and documentary research were developed. The time frame was divided into two periods, 1904-1990, covering his birth and death, and 1940-1980, marked by his main publications. The research highlights the thematic versatility of his writings and his Christian worldview. Ruy Bello is seen as a Catholic intellectual, a writer of manuals, whose works circulated nationally and were widely used in primary teacher training courses. Although he had no formal schooling, his interpersonal skills enabled him to form publishing partnerships, including with foreign authors. His works, which reflect a traditional Christian vision, were valued for preserving the values of Christian society in the midst of social and educational changes, particularly after the Scholastic movement. The basis of his writing reflects the Thomist discourse, in the link between faith and human reason, and he attributes the essence of true pedagogy to God. Education is conceived as an essential, conscious and voluntary human act, in line with Catholic principles and Thomist thought. In short, the research examines Ruy de Ayres Bello's legacy as a conservative Catholic educator whose contributions profoundly influenced teacher training and education in Brazil, keeping the Christian worldview alive in the midst of educational and social changes. Ruy de Ayres Bello defended his convictions and his militant Catholic identity in all the organizations he joined. Keywords: Ruy de Ayres Bello; school textbooks; Catholic Church; Christian education.
Palavras-chave: Ruy de Ayres Bello
manuais escolares
Igreja Católica
Educação cristã
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Assunto: Educação
Educação - História
Professores de ensino primário - Formação
Educação cristã
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Referência: PINTO, Andrea Carla Agnes e Silva, Vida e obra de Ruy de Ayres Bello (1904-1980), conectadas à defesa da fé católica em Pernambuco, PE. 2024. 335 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.299.
Identificador do documento: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2024.299
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42167
Data de defesa: 27-Fev-2024
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
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