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Document type: Memorial
Access type: Acesso Aberto
Title: Reflexões sobre as contradições da existência: das construções, dos trajetos, dos afetos e dos saberes
Author: Quillici Neto, Armindo
First member of the Committee: Borges, Lilian Faria Porto
Second member of the Committee: Araújo, José Carlos Souza
Third member of the Committee: Silva, Maria Vieira
Fourth member of the Committee: Ribeiro, Betânia de Oliveira Laterza
Summary: Este memorial cumpre requisitos para promoção da classe de professor associado IV para a de professor titular, conforme portaria 982/2013 do Ministério da Educação, regulamentada pelo artigo 7 da Resolução 03, de 09 junho de 2017, do Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia. Para promoção na carreira, a legislação permite escolher entre um memorial de trajetória acadêmico-profissional ou uma tese inédita sobre um tema de interesse, optei pelo memorial, pois não havia escrito um memorial com este desafio, até o momento. Tratou-se de uma oportunidade em dialogar comigo mesmo e com a comunidade acadêmica, no âmbito da autorreflexão sobre a condução da vida existencial, da docência e gestão, pesquisa e extensão. Busquei estabelecer uma reflexão que teve como fundamento o sentido dialético da existência, tanto da vida pessoal e familiar, quanto do desempenho acadêmico dos estudos e do trabalho. Apresento as memórias individuais, familiares e aquelas construídas, de forma coletiva, que contribuíram para os aprendizados importantes. A base de reflexão de todo o memorial foi o Materialismo Histórico Dialético, fundado na compreensão de que a história não é dada, mas construída. Quanto ao Ensino, foram 38 anos de experiência e dedicação à formação de pessoas, no âmbito ético, profissional e intelectual. Na Pesquisa, a tentativa em apontar os esforços realizados em grupos de pesquisas, na Pós-Graduação e na produção acadêmica. Na Extensão, a possibilidade de compreender a universidade mais próxima da sociedade. Na Gestão, a contribuição para que a instituição tivesse as condições de fornecer, a cada membro, aquilo que é a sua própria natureza, possibilitar o desenvolvimento das pessoas. Todas essas possibilidades, dentro da visão contraditória, que é inerente ao nosso desempenho, ora mais acertos, ora mais erros. Mas, uma busca permanente sobre o sentido e significado de nosso trabalho na educação, por meio da Filosofia da Educação, da História da Educação, enfim, da própria Educação. A metodologia para construção deste memorial seguiu a resolução 3/2017. O recorte cronológico vai de fatos antecedentes a meu nascimento, devido à realidade familiar. De minha vida, trago nesta narrativa, todo a experiência vivida com a família, a escola, o seminário, os estudos, o trabalho, a esposa e filhas. Vindo de família simples, de imigrantes italianos, dedicados ao trabalho rural, com espírito de luta pela superação das dificuldades até então existentes. O pai, trabalhador rural, mas com grande percepção sobre a natureza. A mãe, dona de casa, mas muito perspicaz e trabalhadora, sempre lutaram para que os filhos pudessem estudar. Foram trabalhados 13 itens de várias temáticas que acompanharam esta trajetória de vida e profissional. Ao concluir esta reflexão existencial, profissional, em vezes, filosófica, penso que o tempo não parou e não vai parar, continuarei me dedicando às atividades intelectual e docente, devido à atuação provocada pelas próprias concretizações. Estas realizações, sempre dialéticas, se efetivam com a presença das demais pessoas que compartilharam deste processo. Parafraseando Heidegger (2005, p. 170), quando trata do encontro, com os outros, significa que, vêem ao encontro a partir do mundo em que a presença se mantem, de modo essencial, empenhada em ocupações guiadas por uma circunvisão, ou seja, este relatório demonstrou os inúmeros “encontros” e seus vários significados, até mesmo as contradições inerentes nesta relação de participação com a presença dos outros. (...) na base desse se-no-mundo determinado pelo com o mundo é sempre o mundo compartilhado com os outros. O mundo da presença é mundo compartilhado. O ser-em é ser-com os outros. O ser-em-si intramundano destes outros é co-pre-sença. Assim, este memorial, também, se pauta na construção histórica da relação com as outras pessoas, nas amizades construídas no trabalho e nos momentos de troca de experiência ou, até mesmo, nos momentos de atendimentos aos estudantes. Para esta reflexão, também busquei apoio em Sartre (1958), no livro A Náusea, como se fosse uma análise existencial deste tempo vivido. Esta reflexão também se passa pela visão freireana sobre as várias condições de superação da realidade, quando Freire aponta a tríade da Ação–Reflexão–Ação Modificada, que se alia à ideia de superação e transformação por meio da esperança, de esperançar, que a vida pessoal e profissional se realize de forma compartilhada com os outros. Nossa realidade sempre será transformada e sempre seremos diferentes perante o acúmulo de experiências, vivências, convivências e conhecimentos construídos. Toda esta construção se fez por adotar o trabalho com a EDUCAÇÃO como fundamento de todas as atividades desenvolvidas.
Keywords: Memorial Acadêmico
Filosofia
Educação
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: QUILLICI NETO, Armindo. Reflexões sobre as contradições da existência: das construções, dos trajetos, dos afetos e dos saberes. 2024. 220 f. Memorial (Promoção à classe E Professor Titular - ICH / Pontal) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5089
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.5089
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42151
Date of defense: 1-Aug-2024
Appears in Collections:MEMORIAL DESCRITIVO - Instituto de Ciências Humanas (ICH / Pontal)

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