Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42149
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-8047-7268
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Ciências Sociais e Ideologia: Uma análise do desenvolvimento das ciências sociais à luz do materialismo histórico-dialético
Alternate title (s): Uma análise do desenvolvimento das ciências sociais à luz do materialismo histórico-dialético
Author: Carneiro, Bruna Beatriz Lemes
First Advisor: Previtali, Fabiane Santana
First member of the Committee: Gil, Aldo Duran
Second member of the Committee: Leal, Cátia Regina Assis Almeida
Summary: A ciência social enquanto disciplina autonôma do conhecimento se desenvolve em meados do século XIX em meio a profundas transformações políticas, econômicas, filosóficas e sociais. Seus principais precursores, tais como Condorcet, Saint Simon, Comte e Durkheim acreditaram que o método de análise e compreensão dos fenômenos sociais partiam dos mesmos pressupostos estabelecidos para a compreensão dos fenômenos naturais, o que deu origem a concepção positivista das ciências históricas e tornou-se o principal referencial teórico-metodológico de compreensão da realidade social até os dias atuais. Em contraposição a concepção positivista da história, Marx e Engels através de suas análises da realidade social e o desenvolvimento da sociedade capitalista inauguraram um novo método de compreensão da realidade social, que veio a ser denominado pelos autores da tradição marxista como materialismo histórico-dialético. Portanto, o primeiro capítulo é dedicado em compreender como a ciência social assume um caráter ideológico com o desenvolvimento dos processos históricos e as transformações políticas, econômicas e sociais, colocando em evidências as diferenças substanciais daqueles que são considerados seus precursores. O segundo capítulo dedica-se em compreender o a concepção do materialismo histórico-dialético a partir da obra A Ideologia Alemã de Marx e Engels, onde os autores colocam em evidência a intima relação entre as concepções de mundo e a organização da realidade social com o modo como a humanidade produz a sua vida material. A fim de colocar em evidência a atualidade do materialismo histórico-dialético, o terceiro capítulo tem como principal interlocutor István Mészáros, importante intelectual da tradição marxista que coloca em evidência a atualidade do materialismo histórico-dialético ao pensar sobre as possibilidades de transformação social pelo conceito de formação humana. Para o autor, o trabalho e a educação possui uma relação dialética, sendo constituinte de uma formação humanizada e emancipatória, isto é, essencial para a formação da consciência social necessária para a transformação e superação das contradições que se aprofundam na era do capitalismo tardio. A pesquisa trata-se de uma pesquisa bibliográfica e possui como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético.
Abstract: Social science as an autonomous discipline of knowledge developed in the mid-19th century amid profound political, economic, philosophical and social transformations. Its main precursors, such as Condorcet, Saint Simon, Comte and Durkheim, believed that the method of analysis and understanding of social phenomena came from the same assumptions established for the understanding of natural phenomena, which gave rise to the positivist conception of historical sciences and became remains the main theoretical-methodological framework for understanding social reality to this day. In contrast to the positivist conception of history, Marx and Engels, through their analyzes of social reality and the development of capitalist society, inaugurated a new method of understanding social reality, which came to be called by authors of the Marxist tradition as historical-dialectical materialism. Therefore, the first chapter is dedicated to understanding how social science takes on an ideological character with the development of historical processes and political, economic and social transformations, highlighting the substantial differences of those who are considered its precursors. The second chapter is dedicated to understanding the conception of historical dialectical materialism from the work The German Ideology of Marx and Engels, where the authors highlight the intimate relationship between conceptions of the world and the organization of social reality with the way how humanity produces its material life. In order to highlight the current nature of historical-dialectical materialism, the third chapter has as its main interlocutor István Mészáros, an important intellectual in the Marxist tradition who highlights the current nature of historical-dialectical materialism when thinking about the possibilities of social transformation through the concept of human formation. For the author, work and education have a dialectical relationship, being constitutive of a humanized and emancipatory formation, that is, essential for the formation of the social consciousness necessary for the transformation and overcoming of the contradictions that deepen in the era of late capitalism. The research is a bibliographical research and has historical-dialectic materialism as a theoretical-methodological reference.
Keywords: Positivismo
Materialismo histórico-dialético
Formação humana
Positivism
Historical-dialectical materialism;
Human formation
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Sociologia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Quote: CARNEIRO, Bruna Beatriz Lemes. Ciências Sociais e Ideologia: Uma análise do desenvolvimento das Ciências Sociais à luz do materialismo histórico-dialético. 2024. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.326.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.326
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42149
Date of defense: 26-Mar-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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