Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42142
ORCID:  http://orcid.org/0009-0009-4063-9689
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Contaminação ambiental com helmintos em solos de áreas públicas da zona oeste de Uberlândia/MG
Autor(es): Farnezi, Ana Júlia Machado
Primeiro orientador: Miranda, Rodrigo Rodrigues Cambraia de
Primeiro membro da banca: Miranda, Rodrigo Rodrigues Cambraia de
Segundo membro da banca: Moroni, Raquel Borges
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Paulo Vitor Alves
Resumo: Geo-helmintos são parasitas intestinais pertencentes ao filo Nematoda que se desenvolvem em solo quente e úmido durante uma parte de seu ciclo de vida. A contaminação do solo por fezes de animais e humanos em áreas públicas representa um risco à saúde pública, especialmente para crianças. O objetivo deste estudo foi avaliar a presença de ovos e larvas de helmintos em amostras de solo da zona oeste de Uberlândia/MG. As amostras de solo foram coletadas de 13 praças na zona oeste da cidade. Em cada praça, foram obtidas cinco amostras de solo, cada uma pesando aproximadamente 250g. A análise do solo foi realizada utilizando a técnica de Caldwell & Caldwell adaptada por Gallina et al. (2011) para a concentração de ovos através da flutuação centrífuga em solução de dicromato de sódio. Para cada amostra coletada, seis gramas de solo foram usados no processamento da técnica. Resumidamente, 10 mL de hipoclorito de sódio a 4% foram adicionados às amostras, que foram homogeneizadas e filtradas através de gaze. O material filtrado foi centrifugado e o sobrenadante foi descartado. O precipitado foi então ressuspenso em 10 mL de solução de dicromato de sódio (1,35 mg.dL–1) e centrifugado novamente. Posteriormente, para formar um menisco, a solução de dicromato de sódio foi adicionada. Em seguida, uma lamínula foi colocada sobre o menisco para coletar o material flutuante. Cada amostra foi analisada em quintuplicata, utilizando um microscópio óptico com ampliações de 100x e 400x. Os resultados revelaram que sete praças estavam contaminadas com ovos de parasitos, totalizando 53,8% de contaminação nas praças do setor. Os parasitos pertencentes a ordem Strongylida foram os helmintos mais prevalentes, sendo encontrados em quatro das praças (30,76%) da zona oeste de Uberlândia. Devido ao estado de conservação dos ovos foi possível afirmar que se tratava de ancilostomídeos em apenas uma praça (7,69%). Os parasitos da ordem Ascaridida foram encontrados em três praças (23,07%), sendo os ovos de Toxocara spp. visualizados em uma praça (7,69%) e outros Ascaridida (exceto Toxocara spp.) detectados em duas praças (15,38%) da zona oeste de Uberlândia. Esses dados contribuem para o monitoramento da ocorrência e distribuição de parasitas com importância zoonótica no município de Uberlândia/MG.
Palavras-chave: Geohelmintos transmitidos pelo solo
Zoonoses
Saúde pública
Toxocara spp
Ancylostoma spp
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::PARASITOLOGIA::HELMINTOLOGIA DE PARASITOS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FARNEZI, Ana Júlia Machado. Contaminação ambiental com helmintos em solos de áreas públicas da zona oeste de Uberlândia/MG. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42142
Data de defesa: 2-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biomédicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContaminaçãoAmbientalHelmintos.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.