Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42128
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins Bruna, Bruna Miranda-
dc.date.accessioned2024-08-08T13:09:46Z-
dc.date.available2024-08-08T13:09:46Z-
dc.date.issued2024-04-19-
dc.identifier.citationMARTINS, Bruna Miranda. Euclides Roxo: o educador matemático a frente de seu tempo. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42128-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEuclides Roxopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectHistória da educação Matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of mathematics educationpt_BR
dc.titleEuclides Roxo: o educador matemático a frente de seu tempopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pires Rogério, Rogério Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2795801064535157pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira Miliam, Miliam Juliana Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1790826184978446pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Cristiane, Cristiane Coppe de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1337700960486255pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições de Euclides Roxo para a Educação Matemática no Brasil. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para analisar artigos e dissertações encontrados no Google Acadêmico a partir de uma busca realizada por palavras-chave. Foram observadas contribuições tanto no âmbito científico como no acadêmico. Em meio aos debates em relação às Reformas propostas por Euclides, surgiram opositores como Joaquim Ignácio de Almeida Lisboa e apoiadores como, por exemplo, o ministro Francisco Campos. O Jornal do Commercio foi o principal meio de comunicação utilizado para expressar e defender as ideias, tanto dos opositores, quanto de Roxo. Apoiado nas ideias de Felix Klein, Euclides trouxe como objetivo de suas reformas o ensino intuitivo da Matemática e a junção das áreas, Aritmética, Álgebra e Geometria, transformando-as em uma única disciplina e trabalhando com essas áreas de forma conjunta. O estudo evidenciou que as reformas que Euclides realizou desde o começo do século XX, construíram caminhos para que depois de décadas de discussões relacionadas ao ensino da Matemática, surgissem congressos, encontros, e o nascimento de uma nova área de pesquisa, a Educação Matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration46pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.orcid.putcode165207160-
Appears in Collections:TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EuclidesRoxoEducador.pdfEuclides Roxo: o educador matemático a frente de seu tempo358.81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.