Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42128
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Martins Bruna, Bruna Miranda | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T13:09:46Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T13:09:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Bruna Miranda. Euclides Roxo: o educador matemático a frente de seu tempo. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42128 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Euclides Roxo | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.subject | História da educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | History of mathematics education | pt_BR |
dc.title | Euclides Roxo: o educador matemático a frente de seu tempo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pires Rogério, Rogério Fernando | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2795801064535157 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira Miliam, Miliam Juliana Alves | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1790826184978446 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira Cristiane, Cristiane Coppe de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1337700960486255 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições de Euclides Roxo para a Educação Matemática no Brasil. Utilizamos a pesquisa bibliográfica para analisar artigos e dissertações encontrados no Google Acadêmico a partir de uma busca realizada por palavras-chave. Foram observadas contribuições tanto no âmbito científico como no acadêmico. Em meio aos debates em relação às Reformas propostas por Euclides, surgiram opositores como Joaquim Ignácio de Almeida Lisboa e apoiadores como, por exemplo, o ministro Francisco Campos. O Jornal do Commercio foi o principal meio de comunicação utilizado para expressar e defender as ideias, tanto dos opositores, quanto de Roxo. Apoiado nas ideias de Felix Klein, Euclides trouxe como objetivo de suas reformas o ensino intuitivo da Matemática e a junção das áreas, Aritmética, Álgebra e Geometria, transformando-as em uma única disciplina e trabalhando com essas áreas de forma conjunta. O estudo evidenciou que as reformas que Euclides realizou desde o começo do século XX, construíram caminhos para que depois de décadas de discussões relacionadas ao ensino da Matemática, surgissem congressos, encontros, e o nascimento de uma nova área de pesquisa, a Educação Matemática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Matemática | pt_BR |
dc.sizeorduration | 46 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 165207160 | - |
Appears in Collections: | TCC - Matemática (Ituiutaba / Pontal) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EuclidesRoxoEducador.pdf | Euclides Roxo: o educador matemático a frente de seu tempo | 358.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.