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dc.creatorSilva, Sueny Graziela Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-08-06T12:56:49Z-
dc.date.available2024-08-06T12:56:49Z-
dc.date.issued2024-04-29-
dc.identifier.citationSILVA, Sueny Graziela Rodrigues da. Desejo de aprender inglês: história de uma aprendizagem. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras – Inglês e Literaturas de Língua Inglesa ) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42061-
dc.description.abstractThis work assumes that various methods, study materials, and learning proposals do not guarantee learners' entry into the discursive order of a foreign language, thus not ensuring their success in learning. Considering this, we hypothesize that success in learning English is related to the desire to learn, an element that we do not see sufficiently discussed in the scope of studies on teaching and learning foreign languages, given that there still seems to be an emphasis on the conception that success and failure in learning a foreign language are focused on methodological aspects. Therefore, considering that the desire to learn a foreign language possibly precedes methodological aspects, in this work, we aim to present and problematize possible subjective displacements in the history of learning English of a learner. For this purpose, we produced a narrative of learning English, a textual production that narrates the construction of the relationship with the English language, its implications, processes of identification, alienation, enchantment, and the developments and displacements that were part of the history of learning English of a learner. Theoretically, we use concepts from the theoretical framework of Discourse Analysis of Pecheutian orientation. We selected some discursive excerpts from the constructed corpus, prioritizing our analysis by two categories of Discourse Analysis, namely, intradiscourse and interdiscourse. The results of the analysis indicate that the desire to learn constitutes a decisive element to learn a foreign language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectDesirept_BR
dc.titleDesejo de aprender inglês: história de uma aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeDesire to learn English: history of a learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoldo, Ernesto Sérgio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4496372523574155pt_BR
dc.contributor.referee1Tavares, Carla Nunes Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3374501725288665pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Cristiane Carvalho de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7024272980833285pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho toma como pressuposto que os mais variados métodos, materiais de estudo e propostas de aprendizagem existentes não garantem a entrada dos aprendizes na ordem discursiva de uma língua estrangeira, não lhes garantindo, por sua vez, sucesso na aprendizagem. Tendo em vista o exposto, hipotetizamos que o êxito na aprendizagem de inglês está relacionado ao desejo de aprender, um elemento que não vemos suficientemente discutido no âmbito dos estudos sobre ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, dado que, parecenos, ainda, haver uma ênfase na concepção de que as questões de sucesso e insucesso na aprendizagem de uma língua estrangeira estariam voltadas aos aspectos metodológicos. Considerando, então, que o desejo de aprender uma língua estrangeira, possivelmente, antecederia aspectos metodológicos, neste trabalho buscamos apresentar e problematizar possíveis deslocamentos subjetivos na história de aprendizagem de língua inglesa de uma aprendiz. Para isso, produzimos um relato de aprendizagem de língua inglesa, produção textual que narra a construção da relação com a Língua Inglesa, suas implicações, processos de identificação, estranhamento, encantamento e os desdobramentos e deslocamentos que fizeram parte da história de aprendizagem de uma aprendiz de língua inglesa. Teoricamente, tomamos conceitos do quadro teórico da Análise de Discurso de orientação pecheutiana. Selecionamos alguns recortes discursivos a partir do corpus construído, primando nossa análise por duas categorias da Análise de Discurso, quais sejam, o intradiscurso e o interdiscurso. Os resultados da análise apontam que o desejo de aprender se constitui como um elemento decisivo para os rumos que uma aprendizagem de língua estrangeira toma no decorrer do processo de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseLetras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:TCC - Letras: Inglês e Literaturas de Língua Inglesa

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