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Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Análise da abordagem cartográfica para o ensino de globalização no livro didático de Geografia
Author: Soares, João Lucas Silva
First Advisor: Miranda, Sérgio Luiz
First member of the Committee: Souza, Alex Cristiano de
Second member of the Committee: Gonçalves, Amanda Regina
Summary: A presente pesquisa possui como centralidade o ensino da globalização através dos mapas no livro didático de geografia, compreendendo-a enquanto temática imprescindível para a assimilação da realidade e disposição do mundo atual e suas relações. Formulando uma significação crítica acerca deste tema e, discorrendo sobre a importância da ciência cartográfica para a Geografia, se fez necessário a compreensão de como os mapas são empregados para efetivar o ensino da globalização, averiguando as suas possibilidades e limitações que são impostas por meio da complexidade das relações socioespaciais contemporâneas. As obras de Santos (1992; 2000), Porto-Gonçalves (2018), Fonseca (2014), Lacoste (2012), Pelled-Elhanan (2019), Orlandi (2005) contribuíram para o desenvolver de todo o referencial que deu sustentação a este trabalho. Os procedimentos metodológicos empenhados foram a pesquisa bibliográfica para fundamentação teórica, procurando-se compreender a Cartografia como linguagem, o tema de globalização no currículo oficial e o livro didático enquanto gênero textual multimodal, abrangendo também a análise do discurso sobre as manifestações incluídas neste. Com o referencial teórico-metodológico definido, analisou-se o livro para o 9º ano do ensino fundamental da coleção didática mais distribuída pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ano de 2020. Em suma, constatou-se que as produções cartográficas no livro didático não contribuem para uma compreensão crítica acerca do processo da globalização e são utilizadas trivialmente mais como contemplativas ou ilustrativas.
Abstract: The focus of this research is the teaching and learning of Globalization, assuming the understanding that the theme through the globalization maps is essential for the comprehension about the world and their current relations. Stating a critical understanding regarding the topic and writing about the importance of the cartographical science for Geography it is necessary to recognize how the maps are used to teach Globalization, measuring the possibilities and the limitations imposed by the complex socio-spatial relations in contemporaneity. The works of Santos (1992;2000), Porto-Gonçalves (2018), Fonseca (2014), Lacoste (2012) Pelled-Elhanan (2019), Orlandi (2015) are some academic references that contributed towards the development of this paper. The methodological steps were: bibliographical research, didactical apprehension relating to understanding Cartography as a language, the globalization theme on the official curriculum and the geography textbooks acting as multimodal text categories, also including speech analysis about the types of manifestation. Supported by the theoretical - methodological referential, the most distributed 9th grade textbook by the National Textbook Program (Programa Nacional do Livro Didático - PNLD) was analysed in the year 2020. As a result, the cartographical productions in the textbook don't contribute to a critical comprehension regarding globalization and they are used as contemplative or illustrative.
Keywords: Ensino de Geografia
Cartografia escolar
Semiologia
Discurso
Capitalismo
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SOARES, João Lucas Silva. Análise da abordagem cartográfica para o ensino de globalização no livro didático de Geografia. 2024. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42049
Date of defense: 29-Apr-2024
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