Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42005
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Uso do ambiente e exploração de recursos por araras-canindé (Ara ararauna, Psittacidae) selvagens no perímetro urbano de Ituiutaba, MG
Autor(es): Pavan, Nicole Sabino
Primeiro orientador: Giaretta, Kátia Gomes Facure
Primeiro coorientador: Teixeira, Camila de Paula
Primeiro membro da banca: Antonio da Silva, Paulo
Segundo membro da banca: Ferreira, Giancarlo Ângelo
Resumo: Diversas espécies de aves silvestres encontram nos centros urbanos os recursos necessários para sua sobrevivência. O presente trabalho teve como objetivo compreender como as araras-canindé (Ara ararauna) exploram os recursos no ambiente urbano no município de Ituiutaba-MG, através do mapeamento dos locais utilizados para forrageio, abrigo e reprodução e análise dos comportamentos. A metodologia consistiu em observações conduzidas de março de 2022 a setembro de 2023, através dos métodos animal focal e ad libitum (Altmann, 1974), para registro de comportamentos, ocorrência e abundância de araras-canindés em sete pontos distribuídos no centro e periferia do município. Também foram registrados o número de palmeiras da família Arecaceae em cada local e as condições meteorológicas (temperatura, umidade e nebulosidade) durante as observações. Foram realizadas 441 observações em um período de 18 meses, totalizando 74 horas, aproximadamente. Do total de observações, em 139 (31,5%) foram registrados indivíduos nos pontos. Apenas um ponto não teve funcionalidade para a espécie, enquanto os outros foram determinados como sítios de alimentação, reprodução ou pernoite. Quatro pontos foram determinados como preferidos pelas araras e apresentaram mais de uma funcionalidade. Além disso, o número de palmeiras se correlacionou positivamente com a frequência de araras nos pontos. Levando em consideração as condições climáticas, o número de observações com presença de araras foi maior em dias com baixa nebulosidade, temperaturas mais elevadas e umidade entre 40 e 60%. Além disso, não houve diferença significativa na proporção de observações com presença de araras entre as estações chuvosa ou seca. Por fim, pode-se concluir que o uso dos ambientes pela espécie no município não é afetado pela sazonalidade, uma vez que a espécie esteve presente o ano todo. Dessa forma, planos de arborização e manejo de áreas verdes da cidade devem levar em consideração os benefícios trazidos para preservação das populações de araras-canindé residentes e de outras aves que também utilizam o ambiente urbano.
Palavras-chave: Cerrado
Comportamento
Psitacídeos
Área Antrópica.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PAVAN, Nicole Sabino. Uso do ambiente e exploração de recursos por araras-canindé (Ara ararauna, Psittacidae) selvagens no perímetro urbano de Ituiutaba, MG. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/42005
Data de defesa: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas (Ituiutaba / Pontal)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final pdfa.pdf1.08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.