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dc.creatorFernandes, Adriano Alves-
dc.date.accessioned2024-08-01T14:24:49Z-
dc.date.available2024-08-01T14:24:49Z-
dc.date.issued2024-03-19-
dc.identifier.citationFERNANDES, Adriano Alves. O grafite como processo de aprendizagem na experiência artística e socialização na Educação de Jovens e Adultos. 2024. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.332.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41994-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to discuss graffiti as a pedagogical tool capable of giving new meaning to learning and reintegrating students in Youth and Adult Education into the school system, so that they perceive themselves as subjects who construct their journey and their learning process. We have graffiti as a possibility for realizing a new vision of teaching and learning, combining the proposal of collective learning. In this sense, graffiti can be unveiled as a dynamic and multiple process between art and education. The aim of this study is to understand graffiti as a form of artistic language and socialization. This is a qualitative, action-research study, which involved developing a project with EJA students to produce graffiti. Among some of the results, we observed that the students participated effectively, resulting in a viable project to work on in the EJA, and we noticed that the interaction between the students was a positive point in the project, despite the fact that in this particular year the age variation between the students was not evident, with the older students being around 40 years old on average. We also found that the older students were more inclined to interact with the youth culture and were beginning to make friends with the younger students through their difficulties and experiences. We can say, therefore, that despite the difficulties, graffiti is an art form that is extremely close to the young public, who understand and appreciate it, making it a good way to achieve our goal as educators, which is to teach art by experiencing it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectGrafitept_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectYouth and adult educationpt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.subjectSocializationpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.titleO grafite como processo de aprendizagem na experiência artística e socialização na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.title.alternativeGraffiti as a learning process in the artistic experience and socialization in Youth and Adult Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Gustavo Cunha de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3011641878605040pt_BR
dc.contributor.referee1Miguel, José Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9493055898353294pt_BR
dc.contributor.referee2Agreli, João Henrique Lodi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8398441003974796pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7389939274411874pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como proposta dialogar com o grafite como ferramenta pedagógica capaz de ressignificar aprendizagens e reinserir os alunos da Educação de Jovens e Adultos no sistema escolar, de forma que se percebam enquanto sujeitos construtores de seu caminhar e do seu processo de aprendizagem. Temos o grafite como possibilidade para a concretização de uma nova visão do ensinar e do aprender, aliando a proposta de uma aprendizagem coletiva. Nesse sentido, o grafite pode se desvelar em um processo dinâmico e múltiplo entre arte e educação. O objetivo deste estudo é compreender o grafite como forma de linguagem artística e de socialização. A pesquisa é de abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, a qual envolveu o desenvolvimento de um projeto com alunos da EJA, para a produção de grafites. Dentre alguns resultados, observamos que os alunos participaram efetivamente, resultando em projeto viável de se trabalhar na EJA, e notamos que a interação entre os alunos foi um ponto positivo no projeto, apesar de neste ano específico não ficar evidente a variação de idade entre os alunos, tendo os alunos mais velhos em torno da média de 40 anos. Identificamos também que os alunos mais velhos se voltam a uma interação mais direcionada à cultura jovem e começam a fazer amizade com os alunos mais novos, por meio das dificuldades e experiências. Podemos afirmar, portanto, que apesar das dificuldades, o grafite é uma forma de arte extremamente ligada ao público jovem, que a entende e aprecia, sendo assim uma boa forma de atingirmos nosso objetivo enquanto educadores, que é ensinar a arte, vivenciando-a.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.332pt_BR
dc.orcid.putcode164793785-
dc.crossref.doibatchid3817210b-cb41-4b98-b756-29876ab9034d-
dc.subject.autorizadoArtespt_BR
dc.subject.autorizadoGrafiteirospt_BR
dc.subject.autorizadoEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.autorizadoEducação de adultospt_BR
dc.subject.autorizadoEducação especial - Artept_BR
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes (Mestrado Profissional)

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