Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41991
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Scatolin, Gabriel Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-01T14:04:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-01T14:04:59Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-19 | - |
dc.identifier.citation | SCATOLIN, Gabriel Fonseca. Componentes práticas na formação de professores de História do INHIS-UFU: PROINTER no contexto de reelaboração de sentido da docência e do Ensino De História (2020-2023). 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41991 | - |
dc.description.abstract | This article aims to critically analyze how the curriculum components named Projetos Interdisciplinares (Prointer) - included in the curriculum of the Undergraduate History course, of the Instituto de História at the Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU) - have been collaborating to meaning re-elaborations of the school subject History and the training of the teachers for it. It is analyzed how those components articulate with the Resolution CNE/CP n.02/2015 and the recent requirements for the History Teaching. The methodology used was qualitative research articulating my experience as a teacher in training and those curriculum components, as student and monitor in the morning classes of this subject, during the academic period of 2020 and 2022. I pass through the experience I had researching along with Elementary Education teachers of Uberlândia, regarding their demands for the History teaching in our country in the 21st century. As research source, I analyze the Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em História do INHIS/UFU, 2018 version, the final works of PROINTER II and PROINTER III, class I, at the period of 2020 to 2022, data produced from the research conducted along with the Uberlândia teachers, in 2023. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | PROINTER | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Componentes práticas na formação de professores de História do INHIS-UFU: PROINTER no contexto de reelaboração de sentido da docência e do Ensino de História (2020-2023) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cunha, Nara Rúbia de Carvalho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4787129577624171 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Gustavo de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7620627276337028 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Mislele Souza da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9992068185235193 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5711424123934570 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo principal analisar criticamente como as componentes curriculares denominadas Projetos Interdisciplinares (PROINTER) - inseridas na atual grade curricular do curso de Graduação em História, modalidade Licenciatura, do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (INHIS/UFU) - têm contribuído para reelaborações de sentido da disciplina escolar História e da formação de professores para este fim. Analiso a articulação dessas componentes com a Resolução CNE/CP n. 02/2015 e demandas recentes para o Ensino de História. Metodologicamente, realizo uma pesquisa qualitativa recortando minha experiência formativa em articulação com tal componente curricular, como estudante e como monitor em turmas do período matutino, períodos letivos de 2020 a 2022. Entrecruzo minha experiência com pesquisa feita junto a professores da rede pública de ensino da Educação Básica em Uberlândia, a respeito de suas demandas para o Ensino de História, e a estudos bibliográficos que tematizam os sentidos da docência e ensino em História em nosso país no século XXI. Como fontes de pesquisa analiso o Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em História do INHIS/UFU, versão 2018, trabalhos finais de PROINTER II e III, turma I, no período de 2020 a 2022, e dados produzidos a partir da pesquisa realizada junto aos professores de Uberlândia, em 2023. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 32 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ComponentesPráticasFormação.pdf | 520.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.