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dc.creatorRibeiro, Marcos Paulo Bruno-
dc.date.accessioned2024-07-31T18:29:17Z-
dc.date.available2024-07-31T18:29:17Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marcos Paulo Bruno. O projeto de urbanização uberlandense e a experiência de cidade para moradores do Residencial Pequis. 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41977-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUberlândiapt_BR
dc.subjectCidadept_BR
dc.subjectPlanejamento Urbanopt_BR
dc.subjectPeriferiapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleO projeto de urbanização uberlandense e a experiência de cidade para moradores do Residencial Pequispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Regia Ilka Vieira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Letícia Siabra da-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5807660808728386pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva historiográfica da História Social, ou seja, o estudo sem compartimentação ou subordinação ao econômico, com vistas à compreensão de todas as dimensões da sociedade. A partir de análises e explicações que retratam as tensões sociais e as contradições presentes no projeto de planejamento urbano da cidade de Uberlândia, o trabalho busca compreender as diferentes experiências de cidade para seus moradores, sobretudo no bairro Residencial Pequis, bairro periférico da cidade construído com o Programa Minha Casa Minha Vida. Com a leitura de documentos oficiais da Prefeitura, como o Plano Diretor, e a identificação de sujeitos que disputaram a construção e o planejamento, os interesses da cidade, são problematizados os modos como o planejamento e as várias experiências urbanas afetam a vida dos sujeitos, moradores de periferia , assim como estes agem e resistem diante desse planejamento que, por vezes, institucionalmente rejeita e silencia a participação desses grupos sociais. A pesquisa se debruça sobre o tripé cidade, escola e periferia, e o foco de estudo são os sujeitos que compõem esses espaços, bem como as formas de luta para o enfrentamento de um problema socioeconômico estrutural: a segregação socioespacial e educacional e a falta de políticas habitacionais e no planejamento urbano da cidade. Os procedimentos adotados foram: levantamento de fontes; classificação, análise e organização de materiais; reflexão crítica; produção de texto interpretativo. Através da reflexão e do questionamento do modelo que vem sendo planejado nos últimos anos, o trabalho discute o direito à cidade para os cidadãos e as cidadãs pobres, da classe trabalhadora: cidade com habitações dignas e de qualidade, com uma educação pública, gratuita e de qualidade, acesso a lazer, cultura e transporte público com os mesmos padrões de qualidade com que o município se dedica a entregar em asfalto, viadutos, iluminação a setores e regiões elitizadas na cidade. As discussões apontadas neste trabalho buscam reafirmar e enfatizar que a cidade deve ser de todos e para todos, não apenas para uma pequena parcela da sociedade que atende a interesses privatistas e políticos. Essas discussões apontam a necessidade de se rever a forma de se governar, bem como para quem se governa; algo que, para, além disso, este projeto discute e propõe. Ao objetivar maior diálogo e confluência entre a universidade e a cidade, o trabalho fica como fonte e objeto de pesquisa para aqueles e aquelas que desejarem somar nessa discussão, bem como colocar a mudança em prática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration72pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode164718459-
Appears in Collections:TCC - História

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