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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41977
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ribeiro, Marcos Paulo Bruno | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T18:29:17Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T18:29:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-04-25 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marcos Paulo Bruno. O projeto de urbanização uberlandense e a experiência de cidade para moradores do Residencial Pequis. 2024. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41977 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Uberlândia | pt_BR |
dc.subject | Cidade | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Urbano | pt_BR |
dc.subject | Periferia | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | O projeto de urbanização uberlandense e a experiência de cidade para moradores do Residencial Pequis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vasconcelos, Regina Ilka Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5772606285115412 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vasconcelos, Regia Ilka Vieira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5772606285115412 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Barbosa, Marta Emísia Jacinto | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6425309024363380 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Letícia Siabra da | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/5807660808728386 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho foi desenvolvido sob a perspectiva historiográfica da História Social, ou seja, o estudo sem compartimentação ou subordinação ao econômico, com vistas à compreensão de todas as dimensões da sociedade. A partir de análises e explicações que retratam as tensões sociais e as contradições presentes no projeto de planejamento urbano da cidade de Uberlândia, o trabalho busca compreender as diferentes experiências de cidade para seus moradores, sobretudo no bairro Residencial Pequis, bairro periférico da cidade construído com o Programa Minha Casa Minha Vida. Com a leitura de documentos oficiais da Prefeitura, como o Plano Diretor, e a identificação de sujeitos que disputaram a construção e o planejamento, os interesses da cidade, são problematizados os modos como o planejamento e as várias experiências urbanas afetam a vida dos sujeitos, moradores de periferia , assim como estes agem e resistem diante desse planejamento que, por vezes, institucionalmente rejeita e silencia a participação desses grupos sociais. A pesquisa se debruça sobre o tripé cidade, escola e periferia, e o foco de estudo são os sujeitos que compõem esses espaços, bem como as formas de luta para o enfrentamento de um problema socioeconômico estrutural: a segregação socioespacial e educacional e a falta de políticas habitacionais e no planejamento urbano da cidade. Os procedimentos adotados foram: levantamento de fontes; classificação, análise e organização de materiais; reflexão crítica; produção de texto interpretativo. Através da reflexão e do questionamento do modelo que vem sendo planejado nos últimos anos, o trabalho discute o direito à cidade para os cidadãos e as cidadãs pobres, da classe trabalhadora: cidade com habitações dignas e de qualidade, com uma educação pública, gratuita e de qualidade, acesso a lazer, cultura e transporte público com os mesmos padrões de qualidade com que o município se dedica a entregar em asfalto, viadutos, iluminação a setores e regiões elitizadas na cidade. As discussões apontadas neste trabalho buscam reafirmar e enfatizar que a cidade deve ser de todos e para todos, não apenas para uma pequena parcela da sociedade que atende a interesses privatistas e políticos. Essas discussões apontam a necessidade de se rever a forma de se governar, bem como para quem se governa; algo que, para, além disso, este projeto discute e propõe. Ao objetivar maior diálogo e confluência entre a universidade e a cidade, o trabalho fica como fonte e objeto de pesquisa para aqueles e aquelas que desejarem somar nessa discussão, bem como colocar a mudança em prática. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 72 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164718459 | - |
Appears in Collections: | TCC - História |
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