Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41969
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorSilva, Andressa Giselly Sousa da-
dc.date.accessioned2024-07-31T17:01:15Z-
dc.date.available2024-07-31T17:01:15Z-
dc.date.issued2024-04-22-
dc.identifier.citationSILVA, Andressa Giselly Sousa da. Do Bairro Patrimônio a aula de História: olhares sobre o processo de urbanização em Uberlândia. 2024. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41969-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectPROINTERpt_BR
dc.subjectGentrificationpt_BR
dc.subjectUrbanizaçãopt_BR
dc.subjectUrbanizationpt_BR
dc.subjectBairro Patrimôniopt_BR
dc.subjectPatrimônio neighborhoodpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.titleDo bairro patrimônio a aula de história: olhares sobre o processo de urbanização em Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Carmo, Maria Andréa Angelotti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610125299025198pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Nara Rúbia de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4787129577624171pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de monografia tem como objetivo analisar os olhares dos alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Estadual Hortêncio Diniz e dos alunos da Escola Estadual Segismundo Pereira sobre o processo de gentrificação que ocorre no bairro Patrimônio em Uberlândia desde a década de 1980. Logo, o estudo realiza paralelos entre a história local, memória e narrativa dos moradores antigos do bairro e a experiência dos próprios alunos da periferia da cidade, possibilitando a compreensão do processo de urbanização que ocorre no município e a validação das experiências dos estudantes e moradores como narrativas históricas relevantes. Dado esse enfoque, a análise se fundamenta com base nas análises das produções acadêmicas acerca do processo de gentrificação em Uberlândia, nos relatórios produzidos sobre o desenvolvimento do projeto e na produção dos trabalhos realizados pelos estudantes após o desenvolvimento do projeto. Assim, visa-se refletir sobre a relevância do trabalho em sala de aula com o presente-passado e a história local no ensino de história através da postura narrativa da própria pratica em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
DoBairroPatrimônio.pdf1.62 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.