Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41965
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Experiências de aprender e ensinar história com O conto da Aia de Margaret Atwood
Autor(es): Pena, Alessa Nara Fortunato
Primeiro orientador: Noronha, Gilberto Cezar de
Primeiro membro da banca: Ramos, Ana Flávia Cernic
Segundo membro da banca: Oliveira, Gustavo de Souza
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por finalidade tecer uma reflexão crítica sobre o uso da Literatura como aporte no Ensino de História desde a discussão dos resultados do projeto de extensão intitulado “Entre páginas e memórias: O Conto da Aia como possibilidade para o ensino e aprendizagem em história”. Pretende-se, portanto, explorar as possibilidades da utilização da literatura nas aulas de História como um aporte para a compreensão crítica dos processos históricos e da abordagem de temas latentes e sensíveis do mundo contemporâneo. A fim de ilustrar a produção e execução de metodologias investigativas que permitem interpretar o vivido a partir de um romance ficcional, evocamos a importância da tríade pesquisa, ensino e extensão que sustentou este trabalho iniciado como projeto de iniciação científica interessado nas condições de produção, circulação, recepção e atribuição de sentido da obra literária. Defendemos que a ficção especulativa de Atwood pode ser associada a temáticas de interesse social e histórico, que estão diretamente ligadas a habilidades e competências exigidas pela BNCC no campo das ciências humanas e sociais aplicadas que abrange a área de História no Novo Ensino Médio.
Abstract: This Course Completion Work aims to weave a critical reflection on the use of Literature as a contribution to the Teaching of History since the discussion of the results of the extension project entitled "Between pages and memories: The Handmaid's Tale as a possibility for teaching and learning in history". It is intended, therefore, to explore the possibilities of using literature in History classes as a contribution to the critical understanding of historical processes and the approach of latent and sensitive themes of the contemporary world. In order to illustrate the production and execution of investigative methodologies that allow the interpretation of what is lived from a fictional novel, we evoke the importance of the triad of research, teaching and extension that sustained the project initiated as a scientific initiation project interested in the conditions of production, circulation, reception and attribution of meaning to the literary work. We argue that Atwood's speculative fiction can be associated with themes of social and historical interest, which are directly linked to skills and competencies required by the BNCC in the field of applied humanities and social sciences, which covers the area of History in the New High School.
Palavras-chave: Ensino de História e Literatura
Consciência Histórica
Ensino, Pesquisa e Extensão
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: PENA, Alessa Nara Fortunato. Experiências de aprender e ensinar história com O conto da Aia de Margaret Atwood. 2024. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41965
Data de defesa: 23-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperiênciasAprenderEnsinar.pdf5.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.