Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41960
ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-8667-6054
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Remineralizador como fonte de potássio na cultura do milho
Título(s) alternativo(s): Remineralizer as a source of potassium in corn cultivation
Autor: Lima, João Paulo Rodrigues Corrêa
Autor(es): Lima, João Paulo Rodrigues Corrêa
Primeiro orientador: Marques, Douglas José
Primeiro membro da banca: Almeida, Cinara Xavier de
Segundo membro da banca: Bianchini, Hudson Carvalho
Resumo: Os fertilizantes representam um dos principais desafios na produção de milho devido à significativa dependência do Brasil em relação a outros países, notadamente a Ucrânia e a Rússia. O potássio é um nutriente importante na ativação enzimática, metabolismo e produtividade do milho. Como uma das alternativas para diminuir a dependência dos fertilizantes potássicos, o uso regional dos remineralizadores podem ser uma ótima opção. A hipótese da pesquisa se baseia na aplicação do remineralizador caracterizado como “Completo” como fonte de potássio na produtividade do milho. O objetivo da pesquisa foi investigar a aplicação do remineralizador “Completo” como fonte de K em solos de diferentes texturas e seu efeito na condutividade elétrica e na fertilidade do solo, na nutrição e produção do milho. O delineamento experimental utilizado foi fatorial 2×5 +(controle), com quatro repetições: sendo duas texturas do solo (CXbd e LVd) x cinco concentrações do remineralizador (4; 8; 12; 16; 20 Mg ha-1) e um tratamento controle usando Ekos (4 Mg ha-1). As variáveis avaliadas foram matéria seca total, teor de potássio no solo e planta, teor de silício no solo, condutividade elétrica e produção da cultura. Conclui-se que os remineralizadores promoveram alterações no teor de Si e K no solo, K na folha, aumentou a condutividade elétrica no solo, massa seca da folha e a produção do milho. Independentemente das fontes dos remineralizadores a produção não diferenciou na cultura do milho.
Abstract: Os fertilizantes representam um dos principais desafios na produção de milho devido à significativa dependência do Brasil em relação a outros países, notadamente a Ucrânia e a Rússia. O potássio é um nutriente importante na ativação enzimática, metabolismo e produtividade do milho. Como uma das alternativas para diminuir a dependência dos fertilizantes potássicos, o uso regional dos remineralizadores podem ser uma ótima opção. A hipótese da pesquisa se baseia na aplicação do remineralizador caracterizado como “Completo” como fonte de potássio na produtividade do milho. O objetivo da pesquisa foi investigar a aplicação do remineralizador “Completo” como fonte de K em solos de diferentes texturas e seu efeito na condutividade elétrica e na fertilidade do solo, na nutrição e produção do milho. O delineamento experimental utilizado foi fatorial 2×5 +(controle), com quatro repetições: sendo duas texturas do solo (CXbd e LVd) x cinco concentrações do remineralizador (4; 8; 12; 16; 20 Mg ha-1 ) e um tratamento controle usando Ekosil (4 Mg ha-1 ). As variáveis avaliadas foram matéria seca total, teor de potássio no solo e planta, teor de silício no solo, condutividade elétrica e produção da cultura. Conclui-se que os remineralizadores promoveram alterações no teor de Si e K no solo, K na folha, aumentou a condutividade elétrica no solo, massa seca da folha e a produção do milho. Independentemente das fontes dos remineralizadores a produção não diferenciou na cultura do milho
Palavras-chave: Completo
Complete
Rochagem
Rocking
Fontes alternativas
Alternative sources
Fertilizantes
Fertilizers
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA::FITOTECNIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: LIMA, João Paulo Rodrigues Correa. Remineralizador como fonte de potássio na cultura do milho. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41960
Data de defesa: 16-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Agronomia (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RemineralizadorComoFonte.pdfTCC1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons