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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41936
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Eduardo Marques da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T18:15:07Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T18:15:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eduardo Marques da. Avaliação paramétrica de um gerador linear síncrono para motogerador a pistão livre utilizados em veículos híbridos. 2024. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecatrônica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41936 | - |
dc.description.abstract | This course completion work involves the theme related to the improvement of current hybrid car technologies, with a focus on linear generators that harness energy generated by the resonance vibration of a motor. The primary goal of this study is the simulation and parametric evaluation of a synchronous linear generator for a free piston motor-generator used in hybrid vehicle engines. This work presents a review of well-assessed articles and theses in the underexplored technology of the motor-generator system, examining works that employ applications in electric and hybrid cars, free piston engines, and synchronous linear generators. The study prioritizes grounding in mathematical and numerical modeling. Next, after the study, mathematical models meeting the project's objective were selected, i.e., those that could be used as a model of the motor-generator system. Therefore, efforts were made to calculate and model all parameters of the motor-generator system, with influential parameters necessitating the aid of numerical modeling. Thus, through finite element software assistance, the numerical modeling generated information on magnetic flux, electrical voltage, and electrical force based on dimensions and materials present in the generator. Finally, all generator input parameters were analyzed. The analysis observes the behavior of interest results through changes in input parameters, thereby obtaining a more optimized model. Still, in this phase, the objective was to control the variables that the linear generator sends and receives from the free piston engine. The obtained results demonstrate the feasibility of creating linear generator prototype projects to be used in hybrid vehicle projects coupled to the shaft of a free piston engine. In this way, the linear generator can generate energy from the operation of the free piston engine. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gerador linear, veículo híbrido, simulação e parâmetros eletromagnéticos | pt_BR |
dc.subject | Linear generator, hybrid vehicle, simulation and electromagnetic parameters | pt_BR |
dc.title | Avaliação paramétrica de um gerador linear síncrono para motogerador a pistão livre utilizados em veículos híbridos. | pt_BR |
dc.title.alternative | Parametric evaluation of a synchronous linear generator for free-piston motor generators used in hybrid vehicles. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Neto, Pedro José dos Santos | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7639620909227183 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Luciano Coutinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3372531394380706 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Luciano Coutinho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3372531394380706 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Neto, Pedro Jose dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7639620909227183 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Santos, Marcelo Braga dos | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4411235950329370 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) envolve a temática relacionada à melhoria nas tecnologias atuais de carros híbridos, com foco em geradores lineares que aproveitam a energia gerada de um motor de pistão livre. O objetivo primordial deste estudo consiste na simulação e avaliação paramétrica de um gerador linear síncrono para motogerador à pistão livre utilizado em motores de veículos híbridos. Este trabalho apresenta uma revisão de artigos e teses bem avaliados na tecnologia pouco explorada do sistema motogerador, foram estudados trabalhos que empregam aplicações em carros elétricos e híbridos, motores de pistão livre e geradores linear síncrono. O estudo tem como prioridade embasar as modelagens matemáticas e numéricas. Em seguida, após o estudo, são selecionadas modelagens matemáticas que fossem de encontro ao objetivo do projeto, ou seja, que pudessem ser utilizadas como modelo do sistema moto gerador. Isso posto, buscou-se calcular e modelar todos os parâmetros do sistema motogerador, com os parâmetros que são influentes no sistema motogerador, faz-se necessário o auxílio de modelagens numéricas. Assim, por meio da ajuda de softwares de elementos finitos, a modelagem numérica gerou informações de fluxo magnético, tensão elétrica e força elétrica por meio das informações de dimensões e materiais presentes no gerador. Por fim, todos os parâmetros de entrada do gerador foram analisados. A análise observa o comportamento dos resultados de interesse por meio da alteração dos parâmetros de entrada. Logo, é possível obter um modelo mais otimizado. Ainda nessa fase, teve-se o objetivo de controlar as variáveis que o gerador linear envia e recebe do motor de pistão livre. Os resultados obtidos evidenciam a viabilidade de criar projetos de protótipos de geradores lineares para serem usados em projetos de veículos híbridos acoplado no eixo de um motor a pistão livre. Dessa forma, o gerador linear consegue gerar energia a partir do funcionamento do motor de pistão livre. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecatrônica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 74 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::CIRCUITOS ELETRICOS, MAGNETICOS E ELETRONICOS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MATERIAIS ELETRICOS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 164637553 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecatrônica |
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Trabalho de Conclusão de Curso - Eduardo Marques - 11721EMT018 - REV Final .pdf | TCC | 4.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
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