Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41908
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Relação entre a presença de Escherichia coli e Trueperella pyogenes no fundo vaginal e o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras mestiças
Autor(es): Faria, Mario Augusto dos Reis Figueredo de
Primeiro orientador: Santos, Ricarda Maria dos
Primeiro membro da banca: Lançoni, Renata
Segundo membro da banca: Reis, Natani Silva
Resumo: Com o presente estudo objetivou-se identificar cepas bacterianas presentes em fundo vaginal de vacas leiteiras na primeira semana pós-parto e avaliar a relação entre a presença das bacterias bacterias Escherichia coli e Trueperella pyogenes e o intervalo parto primeira inseminação, parto concepção e porcentagem de vacas gestantes até 365 dias após o parto. Amostras da secreção presente no fundo vaginal de 33 vacas na primeira semana após o parto foram coletadas e analisadas bacteriologicamente através da técnica de isolamento. Das 33 amostras coletadas, 31 delas apresentaram crescimento bacteriano com 25 espécies diferentes de bactérias. As duas espécies bacterianas, Escherichia coli e Trueperella pyogenes, relatadas como agente de infecção uterina, foram detectadas em 84% das amostras. As vacas com mais de 45 dias pós-parto, foram submetidas a um protocolo de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) a base de estradiol e progesterona. Após 32 dias da IATF foi realizado o diagnóstico de gestação por exame de ultrassonografia. As vacas vazias foram submetidas novamente ao protocolo de IATF, até ficarem gestantes ou encerrarem a lactação. Foram analizados o intervalo entre parto e a primeira IATF, o intervalo parto concepção, a integridade vulvar e presença de doenças no trato reprodutivo bem como as taxas de prenhez dos animais até 365 dias pós-parto. A presença de Escherichia coli, Trueperella pyogenes ou ambas no fundo vaginal de vacas na primeira semana pós-parto aumentou o intervalo parto primeira inseminação de 64 para 101,67 dias, bem como o intervalo parto concepção em até 81,33 para 143,50 dias, além de diminuir a porcentagem de vacas gestantes ao longo da lactação de 75 % para 0,00%. Conclui-se que a presença de bactérias em fundo vaginal no pós-parto afeta a eficiência reprodutiva de vacas leiteiras.
Palavras-chave: Bactérias
Bacteria
Pós-parto
Postpartum
Vacas leiteiras
Dairy cows
Eficiência reprodutiva
Reproductive efficiency
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FARIA, Mario Augusto dos Reis Figueredo de. Relação entre a presença de Escherichia coli e Trueperella pyogenes no fundo vaginal e o desempenho reprodutivo de vacas leiteiras mestiças. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41908
Data de defesa: 23-Jan-2024
Aparece nas coleções:TCC - Medicina Veterinária

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RelaçãoEntrePresença.pdfTCC315.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.