Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41896
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-8628-2182
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: A importância da acessibilidade no desenvolvimento de software: perspectivas educacionais e profissionais
Autor(es): Borges, Danilo Rocha
Primeiro orientador: Rocha, Adriano Mendonça
Primeiro membro da banca: Molinos, Diego Nunes
Segundo membro da banca: Caetano, Daniel Stefany Duarte
Terceiro membro da banca: Santos, Caio Augusto Rodrigues dos
Resumo: O tema da acessibilidade digital aborda a produção de ferramentas e meios digitais que viabilizam o acesso de pessoas com deficiência. Nesse sentindo, a presente pesquisa objetiva inquirir a amplitude que tal tema postula no curso de Sistemas de Informação em uma universidade pública, além de refletir sobre a importância de tal escopo no trabalho que envolve a programação de tecnologias. Para tal, propõe-se a realização de uma pesquisa quali-quantitativa, performando o relato de experiência de um minicurso, além da aplicação de questionários com perguntas de múltipla escolha e abertas, com discentes do curso supracitado e com profissionais da área de tecnologia. A partir da aquisição dos dados, compreendeu-se a necessidade de ampliação do tema da acessibilidade digital no programa de ensino, além da constatação, por meio da pesquisa, de que a prática profissional demanda conhecimento sobre as necessidades das pessoas com deficiência. Por fim, conclui-se que é necessário maior divulgação e de mais pesquisas sobre a acessibilidade digital, campo que se apresenta como fértil no ambiente acadêmico.
Abstract: The topic of digital accessibility addresses the production of digital tools and media that enable access for people with disabilities. In this sense, the present research aims to investigate the scope that this theme postulates in the Information Systems course in a public university, in addition to reflecting on the importance of such scope in the work that involves technology programming. To this end, it is proposed to carry out a qualitative-quantitative research, performing the experience report of a short course, in addition the application of questionnaires with multiple choice and open questions, with students of the aforementioned course and with professionals in the technology field. From the acquisition of data, it was understood the need to expand the topic of digital accessibility in teaching program, in addition to the observation, through research, that professional practice demands knowledge about the needs of people with disabilities. Finally, it is concluded that greater dissemination and more research on accessibility is needed digital, a field that appears to be fertile in the academic environment.
Palavras-chave: Android
Acessibilidade
Educação
Inclusão
Ensino superior
Sistemas de informação
Pessoas com deficiência
Acessibilidade digital
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: BORGES, Danilo Rocha. A importância da acessibilidade no desenvolvimento de software: perspectivas educacionais e profissionais. 2024. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Uberlândia, Monte Carmelo, 2024
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41896
Data de defesa: 25-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Sistemas de Informação (Monte Carmelo)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ImportânciaAcessibilidade.pdfTCC2.9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.