Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41891
ORCID: | http://orcid.org/0000-0001-7886-9492 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
Título: | O café como tema gerador para o ensino de química: do livro didático ao desenvolvimento de uma sequência didática. |
Título (s) alternativo (s): | Coffee as a generating theme for the teaching of chemistry: from the textbook to the development of a didactic sequence. |
Autor: | Silva, Jéssica Campos |
Primer orientador: | Teixeira Júnior, José Gonçalves |
Primer miembro de la banca: | Alves, Blyeny Hatalita Pereira |
Segundo miembro de la banca: | Arantes, Alessandra Riposati |
Resumen: | O café é uma bebida que se faz presente no cotidiano de muitos brasileiros e, em função de suas propriedades organolépticas e estimulantes, proporciona um agradável prazer ao paladar das pessoas. O café é fonte de emprego e renda para muitos brasileiros e, por isso, tem grande importância histórica, econômica e política para o desenvolvimento do país, já que o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo. Desta forma, este assunto pode potencializar inúmeras abordagens na educação básica. Uma delas é no ensino de Química, uma vez que a composição química do café é complexa e inclui centenas de compostos diferentes, que contribuem para o aroma característico da bebida. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar como a temática café é abordada nos livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias para o ensino médio, aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Para isso, foram analisadas as sete coleções aprovadas no PNLD 2021 buscando identificar os conceitos químicos associados ao tema, as possibilidades de relação com outras disciplinas, as possibilidades de contextualização, as imagens, os exercícios, as atividades experimentais e a existência de abordagem de relação étnico-racial. A partir da análise realizada dos livros didáticos, observou que a temática café é abordada principalmente nos exercícios, mas não como conteúdo central, assim, se mostra necessário de que a temática seja ampliada/explorada de forma que possibilite a contextualização, interdisciplinaridade e a discussão da temáticas étnico-raciais no ensino de Química. A partir desta análise, buscou-se desenvolver e aplicar uma sequência didática com este tema, que é o produto educacional deste trabalho, intitulado: “O tema café no ensino de Química: uma sequência didática”. Esta foi aplicada à estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e do curso de Licenciatura em Química, por meio de uma oficina na Semana de Educação, Ciência e Tecnologia, no Instituto Federal de Goiás, na cidade de Itumbiara, em outubro de 2023. É importante apontar as contribuições da pesquisa e da elaboração do produto educacional para a minha formação enquanto docente, pois, vivenciei grandes desafios ao longo do mestrado, mas que foram superados e culminaram no trabalho aqui apresentado, ou seja, mesmo visualizando as falhas durante à aplicação da sequência didática e incluir atividades e experimentação que não foram evidenciados nos livros do PNLD, essa sequência didática (SD) cumpriu seu papel atingido uma contextualização de forma interdisciplinar positiva. Em suma, espera-se que este produto educacional contendo a sequência didática, os objetivos e as atividades, possibilite que outros docentes de Química desenvolvam estratégias metodológicas sobre a temática do café em suas aulas, adequando-as às suas necessidades e à realidade de suas salas de aulas. Destaco ainda que o desenvolvimento desta pesquisa e, principalmente, do produto educacional, precisam ser acessíveis a todos, pois tem grande relevância para o desenvolvimento crítico dos estudantes, ou seja, a sequência didática com temas do cotidiano pode garantir o engajamento e consequentemente seu aprendizado. |
Abstract: | Coffee is a drink that is present in the daily lives of many Brazilians and, due to its organoleptic and stimulating properties, it provides a pleasant pleasure to people's palates. Coffee is a source of employment and income for many Brazilians and, therefore, has great historical, economic and political importance for the development of the country, since Brazil is one of the largest producers and exporters of coffee in the world. In this way, this subject can enhance numerous approaches in basic education. One of them is in the teaching of Chemistry, since the chemical composition of coffee is complex and includes hundreds of different compounds, which contribute to the characteristic aroma of the drink. This research aims to analyze how the coffee theme is approached in the textbooks of Natural Sciences and its Technologies for high school, approved in the National Book and Didactic Material Program (PNLD). To this end, the seven collections approved in the PNLD 2021 were analyzed, seeking to identify the chemical concepts associated with the theme, the possibilities of relationship with other disciplines, the possibilities of contextualization, the images, the exercises, the experimental activities, and the existence of an ethnic-racial relationship approach. From the analysis carried out of the textbooks, it was observed that the coffee theme is addressed mainly in the exercises, but not as a central content, thus, it is necessary that the theme be expanded/explored in a way that enables the contextualization, interdisciplinarity and discussion of ethnic-racial themes in the teaching of Chemistry. From this analysis, it was sought to develop and apply a didactic sequence with this theme, which is the educational product of this work, entitled: "The coffee theme in the teaching of Chemistry: a didactic sequence". This was applied to students of technical courses integrated with high school and the Degree in Chemistry course, through a workshop at the Education, Science and Technology Week, at the Federal Institute of Goiás, in the city of Itumbiara, in October 2023. It is important to point out the contributions of the research and the elaboration of the educational product to my training as a teacher, because I experienced great challenges throughout the master's degree, but which were overcome and culminated in the work presented here, that is, even visualizing the failures during the application of the didactic sequence and including activities and experimentation that were not evidenced in the PNLD books, this didactic sequence (DS) fulfilled its role by achieving a positive interdisciplinary contextualization. In short, it is expected that this educational product containing the didactic sequence, the objectives and the activities, will enable other Chemistry teachers to develop methodological strategies on the theme of coffee in their classes, adapting them to their needs and the reality of their classrooms. I also highlight that the development of this research and, especially, the educational product, needs to be accessible to all, as it has great relevance for the critical development of students, that is, the didactic sequence with everyday themes can guarantee engagement and consequently their learning. |
Palabras clave: | Ensino de Química Café Livro Didático Lei 10.639/03 |
Área (s) del CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Tema: | Ciência - Estudo e Ensino Qímica - Ensino Programas de aprendizado |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editora: | Universidade Federal de Uberlândia |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Cita: | SILVA, Jéssica Campos. O café como tema gerador para o ensino de química: do livro didático ao desenvolvimento de uma sequência didática. 2024. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.329. |
Identificador del documento: | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.329 |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41891 |
Fecha de defensa: | 26-feb-2024 |
Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CaféComoTema.pdf | Dissertação | 12.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Produto educacional - Jéssica Campos.pdf | Produto Educacional | 16.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons