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dc.creatorTrevilato, Thales Renato Bertolazzo-
dc.date.accessioned2024-07-26T22:59:15Z-
dc.date.available2024-07-26T22:59:15Z-
dc.date.issued2023-02-13-
dc.identifier.citationTREVILATO, Thales Renato Bertolazzo. Análise do comportamento dinâmico de rotores embarcados em regimes não-lineares sob a influência de incertezas paramétricas. 52 f Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.36pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41870-
dc.description.abstracthe understanding of rotordynamics, as well as the ability to model and predict the physical behavior of these systems, has escalated rapidly in recent decades. The new applications aim to optimize performance and reduce costs, without reducing safety and comfort, which has forced rotating systems to the extreme. Therefore, this Doctoral Thesis presents a numerical and experimental tests on the non-linear behavior of rotating systems subjected to base excitations and under the influence of parametric uncertainties. A model that considers nonlinearities due to large displacements is obtained from the Lagrange equations and the Finite Element method, in order to allow vibrations due to the motion of the rotor base. Subsequently, the deterministic model was expanded to include bearings with stochastic stiffness. Numerical analysis investigated a rotating machine composed of a flexible shaft containing a hard disk supported by two bearings. A test bench was built and used to validate the model, allowing the comparison of the implemented mathematical model with the experimental measurements, where the rotor vibration responses were obtained in the time and frequency domains. The results obtained demonstrate the representativeness of the proposed model.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDinâmica de Rotaçãopt_BR
dc.subjectRotores Embarcadospt_BR
dc.subjectIncertezas Paramétricaspt_BR
dc.subjectNão-Linearidadespt_BR
dc.subjectMétodo do Elementos Finitospt_BR
dc.subjectRotordynamicspt_BR
dc.subjectOnboard Dynamicspt_BR
dc.subjectFinite Element Methodpt_BR
dc.subjectNonlinearitiespt_BR
dc.subjectParametric Uncertaintiespt_BR
dc.titleAnálise do comportamento dinâmico de rotores embarcados em regimes não-lineares sob a influência de incertezas paramétricaspt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the Dynamic Behavior of Onboard Rotors in Non-Linear Regimes Under the Influence of Parametric Uncertaintiespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Cavallini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.referee1Steffen Junior, Valder-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6838375689601075pt_BR
dc.contributor.referee2Molina, Fabian Andres Lara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9396512408023675pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Rogério Sales-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9474579551520236pt_BR
dc.contributor.referee4Machado, Tiago Henrique-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6112150639360979pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0616590496690465pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO entendimento sobre a dinâmica de máquinas rotativas, bem como a capacidade de modelar e prever o comportamento físico desses sistemas tem escalado rapidamente nas últimas décadas. As novas aplicações visam a otimização de aumento de desempenho e diminuição de custos, sem reduzir segurança e conforto, o que tem forçado os sistemas rotativos ao extremo. Sendo assim, esta Tese de Doutorado apresenta uma investigação numérica e testes experimentais sobre o comportamento não-linear de sistemas rotativos submetidos a excitações pela base e sob a influência de incertezas paramétricas. Um modelo que considera não-linearidades devido a grandes deslocamentos é obtido a partir das equações de Lagrange e do método dos Elementos Finitos, de forma a permitir vibrações devidas ao movimento da base do rotor. Posteriormente, o modelo determinístico foi expandido para contemplar mancais com rigidez estocástica. A análise numérica investigou uma máquina rotativa composta de um eixo flexível contendo um disco rígido sustentado por dois mancais. Uma bancada de testes foi construída e utilizada na validação do modelo, permitindo a comparação do modelo matemático implementado com as medidas experimentais, onde foram obtidas as respostas de vibração do rotor nos domínios do tempo e da frequência. Os resultados obtidos demonstram a representatividade do modelo proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration52pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::MECANICA DOS CORPOS SOLIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::DINAMICA DOS CORPOS RIGIDOS, ELASTICOS E PLASTICOSpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.36pt_BR
dc.orcid.putcode164407931-
dc.crossref.doibatchidc973a458-5999-410c-877e-e97f567782e1-
dc.subject.autorizadoEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 9. Indústria, Inovação e infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
dc.subject.odsODS::ODS 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.pt_BR
Appears in Collections:TESE - Engenharia Mecânica

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