Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41831
ORCID:  http://orcid.org/0009-0004-2511-4853
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Título: Caça às bruxas: iniciativas de perseguição em Uberlândia no primeiro ano do Golpe Civil-Militar
Autor(es): Ferreira, Lino José Pacheco
Primeiro orientador: Correia, Iara Toscano
Primeiro membro da banca: Noronha, Gilberto Cézar de
Segundo membro da banca: Oliveira, Gustavo de Souza
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca problematizar as iniciativas de repressão desenvolvidas na cidade de Uberlândia em 1964, nos meses iniciais da Ditadura Civil-Militar. Envolveram-se nas iniciativas, pessoas importantes da sociedade local – algumas na condição de vítimas e outras que colaboraram com as autoridades militares. Esse trabalho desenvolve-se a partir da análise de duas fontes documentais relacionadas ao recorte local uberlandense, as atas da Câmara Municipal e um Inquérito Policial Militar – instaurado por militares do batalhão do Exército local para a apuração das chamadas “atividades subversivas”. Por meio da análise dessa documentação, problematiza-se a atuação de integrantes da classe política local, que ocupavam cargos no Legislativo municipal, ao colaborar com a perseguição aos opositores do regime. Este trabalho organiza-se em três capítulos. O primeiro capítulo é dedicado às discussões conceituais e teóricas a respeito do Golpe de 1964 e o regime ditatorial no Brasil, em diálogo com algumas das principais obras historiográficas já produzidas a respeito, nos âmbitos nacional e local. O segundo capítulo centra-se nos processos desenvolvidos na cidade de Uberlândia, promovendo a contextualização do cenário e examinando as fontes que tratam dos processos de repressão desenvolvidos, bem como a participação de sujeitos da sociedade civil, com destaque para os integrantes da classe política local. No terceiro capítulo faremos uma reflexão a partir de como esse tema pode ser tratado no Ensino Fundamental nas aulas de história, a partir de uma proposta de sequenciamento didático que envolve o tema da Ditadura Civil-Militar e a História Local. Desta forma, estão em discussão questões inerentes às iniciativas de repressão desenvolvidas nos primeiros meses após o Golpe de 1964, na cidade de Uberlândia, e que contaram com o envolvimento de segmentos da sociedade civil, como a classe política.
Palavras-chave: Ditadura Civil-Militar
Uberlândia
História local
Ensino de História
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: FERREIRA, Lino José Pacheco. Caça às bruxas: iniciativas de perseguição em Uberlândia no primeiro ano do Golpe Civil-Militar. 2024. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41831
Data de defesa: 18-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaçaBruxasIniciativas.pdfTCC1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.