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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-1416-1311
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
Título: Reflexões acerca dos usos de aparelho celular na sala de aula da educação básica no período pós-pandêmico: dilemas para o ensino de história - Escola Estadual Segismundo Pereira, Uberlândia - MG, 2023
Autor(es): Xavier, Ana Rafaela da Silva
Primeiro orientador: Cunha, Nara Rúbia de Carvalho
Primeiro membro da banca: Correia, Iara Toscano
Segundo membro da banca: Mendonça, Jacqueline Aparecida
Resumo: A proposta desse artigo é refletir acerca dos usos de aparelhos celular na sala de aula de escolas públicas no Brasil, após a Pandemia da Covid-19, com vistas a ponderar sobre possibilidades para o Ensino de História. Para desenvolvimento da pesquisa, procedi a um estudo de caso, analisando como tem se dado a relação da escola e seus sujeitos com os celulares no ambiente da sala de aula. O locus da investigação foi a Escola Estadual Segismundo Pereira, no bairro Santa Mônica, em Uberlândia-MG, a qual tive a oportunidade de frequentar como docente em formação na Graduação em História, modalidade Licenciatura, ao longo da realização de atividades de PROINTER e Estágios Supervisionados. Com foco no meu campo de formação, realizei pesquisa bibliográfica sobre usos de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) na educação, enquanto acompanhava aulas de História sob a supervisão da professora Jacqueline Aparecida Mendonça, em turmas o 9º ano do Ensino Fundamental e no 1º. ano do Ensino Médio ao longo de segundo semestre de 2023. Além disso, analisei o Projeto Político Pedagógico da escola (PPP) e realizei pesquisa junto aos estudantes, a fim de ouvir as vozes de diferentes sujeitos a respeito do meu tema de pesquisa. Como fonte de pesquisa me detenho especialmente nos dados obtidos a partir da pesquisa junto aos estudantes, notas de observação de estágio por mim realizadas e o PPP da escola.
Abstract: The aim of this article is to reflect on the use of electronic devices in the classroom of public schools of Brazil, after the COVID-19 pandemic, in order to consider possibilities for education in history. For the process of this research, I conducted a case study, analyzing how the relationship between the school and its students with cell phones in the classroom environment has been. The locus of the investigation was the Segismundo Pereira State School, in Uberlândia MG, in which I had the opportunity to attend as an instructor in training of my history major, modality teaching certificate, during the fulfillment of my PROINTER activities and supervised internships. Focusing on my field of study, I conducted research on the use of New Technologies of Information and Communication (NTICs) in education, while I attended the history classes under the supervision of Professor Jacqueline Aparecida Mendonça, in a 9th grade class of elementary school and 1st grade of high school throughout the second semester of 2023. Furthermore, I analyzed the school’s Political Pedagogical Project (PPP) and conducted research with the students, in order to hear different perspectives of different people regarding my survey. As a source, I specially detain all data obtained from the study with the students, internship observations made by me and the school’s PPP.
Palavras-chave: Ensino de História
History education
Sala de aula
Classroom
Celular
Cellphones
Escola Estadual Segismundo Pereira
Segismundo Pereira State School
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: XAVIER, Ana Rafaela da Silva. Reflexões acerca dos usos de aparelho celular na sala de aula da educação básica no período pós-pandêmico: dilemas para o ensino de história - Escola Estadual Segismundo Pereira, Uberlândia - MG, 2023. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41823
Data de defesa: 15-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - História (Uberlândia)

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