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ORCID:  http://orcid.org/0009-0001-8168-1519
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: A (não) presença da história e da cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos: estudo da coleção Geração Alpha - Língua Portuguesa
Author: Araujo, Ryane de Jesus Santos
First Advisor: Cristianini, Adriana Cristina
First member of the Committee: Augusto, Vera Lucia Dias dos Santos
Second member of the Committee: Araujo, Elizete Rodrigues de
Summary: Este trabalho analisa a presença/ausência de itens e estudos relacionados à cultura africana e afro-brasileira nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, sendo realizados estudos em trabalhos e obras que versam sobre a temática, bem como o levantamento em documentos norteadores, como os livros didáticos. Para análise, pautamo-nos por uma abordagem cujo intento central foi trazer reflexões e debates acerca da inserção desses conteúdos e de como são abordados pelas obras analisadas. Para esta pesquisa, foi selecionada a 4° edição, de 2022, da coleção Geração Alpha - Língua Portuguesa do 6°, 7°, 8° e 9° anos, séries finais do Ensino Fundamental, cuja autoria é de Everaldo Nogueira, Gretta Marchetti e Mirella L. Cleto. Essa coleção foi aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que visa a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa. Entre outros critérios, compete ao PNLD identificar se a referida coleção está de acordo com o preconizado pela lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, a qual traz a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira nas salas de aula, bem como da valorização da luta dos negros ao longo dos séculos. Os resultados obtidos com este trabalho evidenciam que, mesmo depois de vinte e um anos completos da promulgação da referida lei, ainda há necessidade de os livros didáticos utilizados em sala de aula avançarem no estudo relacionado a essa temática, bem como de abandonarem estereótipos e preconceitos que permanecem manifestados nessas obras. A pesquisa também nos revela que, no que se refere à temática abordada neste trabalho, os livros didáticos apresentam o conteúdo sucintamente, de modo a, aparentemente, apenas “cumprir” o exigido pela lei e atender à Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Diante disso, ainda que exista a obrigatoriedade da inserção dessa discussão nos livros didáticos, tal conteúdo aparece, quando muito, de maneira superficial, provocando defasagem na aprendizagem dos alunos.
Abstract: This paper analyzes the presence/absence of items and studies related to African and Afro-Brazilian culture in elementary school Portuguese language textbooks. This is a bibliographical and documentary study, with studies being carried out on works that deal with the subject, as well as a survey of guiding documents, such as textbooks. For the analysis, we used an approach whose main purpose was to bring up reflections and debates about the inclusion of this content and how it is approached in the books analyzed. For this research, we selected the 4th edition, from 2022, of the Geração Alpha - Língua Portuguesa collection for the 6th, 7th, 8th and 9th years, final grades of elementary school, authored by Everaldo Nogueira, Gretta Marchetti and Mirella L. Cleto. This collection was approved by the National Textbook Program (PNLD), which aims to evaluate and make available didactic, pedagogical and literary works, among other materials to support educational practice. Among other criteria, the PNLD is responsible for identifying whether the collection complies with Law 10.639 of January 9, 2003, which makes it compulsory to teach African and Afro-Brazilian history and culture in classrooms, as well as valuing the struggle of black people over the centuries. The results obtained from this study show that, even twenty-one years after the law was passed, there is still a need for the textbooks used in the classroom to make progress in the study of this issue, as well as to abandon the stereotypes and prejudices that remain in these books. The research also reveals that, with regard to the theme addressed in this work, the textbooks present the content briefly, in order to apparently only "comply" with what is required by law and meet the National Common Curriculum Base (BNCC). In view of this, even though it is compulsory to include this discussion in textbooks, this content appears, at best, in a superficial way, causing a gap in students' learning.
Keywords: Ensino de Língua Portuguesa
Portuguese language teaching
Livro didático
Textbooks
História e cultura africana e afro-brasileira
African and afro-brazilian history and culture
Lei 10.639 de 2003
Area (s) of CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: ARAUJO, Ryane de Jesus Santos. A (não) presença da história e da cultura africana e afro-brasileira em livros didáticos: estudo da coleção Geração Alpha - Língua Portuguesa. 2024. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41812
Date of defense: 30-Apr-2024
Appears in Collections:TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras

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