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ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-2376-8683
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: Romper os muros acadêmicos e conquistar seguidores: das narrativas públicas sobre o neomedievalismo nas mídias digitais
Alternate title (s): Break through academic walls and attract followers: public narratives about neo-medievalism in digital media
Author: Motta, Gabriella Carvalho
First Advisor: Oliveira, Gustavo de Souza
First member of the Committee: Bovo, Cláudia Regina
Second member of the Committee: Nascimento, Mara Regina do
Summary: Ao consultarmos manuais escolares, assistirmos a um filme ou uma série disponível em alguma das plataformas streamings espalhadas ao redor do mundo, ou ainda, ao observarmos algum post em nossas redes sociais nos deparamos com diferentes imagens construídas sobre o universo medieval. As mídias digitais contribuíram para a difusão destas imagens e permitiram aos internautas terem contato com diferentes formas medievais que não necessariamente possuem relação com o período histórico, a este processo é dado o nome de neomedievalismo. A área da História Pública aqui no Brasil, desde meados de 2010, esteve interessada em ocupar outros espaços além da academia, seja em museus, arquivos ou até mesmo na Educação Básica, com o intuito de difundir o conhecimento historiográfico aproximando a comunidade historiadora da sociedade. Esta proximidade se torna ainda mais forte quando passamos a experimentar novos ambientes, como o digital. Seriam a História Pública e o Digital aliados? Nossas fontes estão imersas neste espaço e produzem Histórias Públicas-Digitais que não possuem um modelo ou estrutura restrita, mas o que as ligam é o fato de estarem compartilhando conhecimento histórico em mídias digitais e tecendo redes de saber entre instituições acadêmicas, pesquisadores, estudantes e sujeitos que não possuem nenhuma vinculação institucional. Além disso, têm em comum também a temática de interesse, o medievalismo. O ambiente digital no qual estão inseridas as fontes, utilizadas nesta pesquisa, são os podcasts, hospedados no Spotify, e também os perfis do Instagram. No caso dos podcasts analisamos os "Estudos Medievais", ligado ao Laboratório de Estudos Medievais da Universidade de São Paulo (LEME/USP), e o "Medievalíssimo", produzido pelo professor e pesquisador Bruno Rosa. No caso dos perfis do Instagram, nossas fontes são os perfis "Barbaridades Medievais", ligado à Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e "POIEMA UFpel" que divulga conteúdos, eventos e demais tópicos ligados a História Medieval e é organizado pelo Polo Interdisciplinar de Estudos do Medievo e da Antiguidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Também analisamos o perfil "Memes nobres plebeus ociosos". Diante do extenso universo digital, selecionamos produções e publicações compartilhadas no período de Março/2021 a Março/2022. A metodologia prezou pela pesquisa de qualidade, atendendo ao tempo de estudo do mestrado, e também o enquadramento a temática, optando por selecionar fontes que discutiam sobre questões do tempo presente e não abandonam elementos vocativos da Idade Média. Contribuindo para que, através do universo digital, conquistemos uma medievalidade brasileira. Todas as fontes consultadas e citadas ao decorrer da pesquisa foram catalogadas através do aplicativo Tropy e estão disponibilizadas em formato "pdf" para a consulta dos nossos leitores e nossas leitoras ao final do trabalho, na seção dos apêndices 2 e 3. Tal catálogo foi denominado de "Medievalismos nas redes" e dividido conforme a origem das fontes. Além disso, contam com informações gerais das produções, como as próprias publicações acompanhadas de título, data de publicação, referências, temática e entre outros tópicos. Nossa pesquisa também utilizou a metodologia da História Oral ao entrevistar Bruno Rosa, idealizador e produtor do "Medievalíssimo" e José Francisco, ligado ao "Estudos Medievais", para conhecermos mais sobre o processo de produção histórica no universo digital, além também, de discutirmos os entendimentos e a aplicabilidade do conceito neomedievalismo. Assim, esta pesquisa contribui para a expansão das discussões da História Pública-Digital, a partir da análise de perfis do Instagram e podcasts que constroem as narrativas públicas sobre uma nova perspectiva da medievalidade que atrela elementos lúdicos e fantasiosos a experiências do presente.
Abstract: When we consult school textbooks, watch a movie or series available on one of the streaming platforms around the world, or even look at a post on our social media, we come across different images constructed about the medieval universe. Digital media have contributed to the dissemination of these images and have allowed internet users to come into contact with different medieval forms that are not necessarily related to the historical period; this process is called neo-medievalism. Since the mid-2010s, the field of Public History here in Brazil has been interested in occupying spaces other than the academy, whether in museums, archives or even primary education, with the aim of spreading historiographical knowledge and bringing the historian community closer to society. This closeness becomes even stronger when we start experimenting with new environments, such as digital. Could Public History and Digital be allies? Our sources are immersed in this space and produce Public-Digital Histories that don't have a strict model or structure, but what connects them is the fact that they are sharing historical knowledge in digital media and weaving networks of knowledge between academic institutions, researchers, students and subjects who have no institutional ties. They also share a common theme, medievalism. The digital environment in which the sources used in this research are inserted are podcasts, hosted on Spotify, and also Instagram profiles. In the case of podcasts, we analyzed "Estudos Medievais", linked to the Laboratory of Medieval Studies at the University of São Paulo (LEME/USP), and "Medievalíssimo", produced by professor and researcher Bruno Rosa. In the case of Instagram profiles, our sources are the profiles "Barbaridades Medievais", linked to the Federal University of Triângulo Mineiro (UFTM), and "POIEMA UFpel", which disseminates content, events and other topics related to Medieval History and is organized by the Interdisciplinary Pole of Medieval and Antiquity Studies of the Federal University of Pelotas (UFPel). We also analyzed the " Memes nobres plebeus ociosos" profile. Given the extensive digital universe, we selected productions and publications shared between March/2021 and March/2022. The methodology was based on quality research, taking into account the durantion of the master's degree, and also the thematic framework, opting to select sources that discussed issues of the present time and did not abandon vocative elements of the Middle Ages. Helping to conquer a Brazilian medievalism, through the digital universe. All the sources consulted and cited during the research were cataloged using the Tropy app and are available in PDF format for our readers to consult at the end of the paper, in Appendices 2 and 3. This catalog was called "Medievalisms on the Web" and was divided according to the origin of the sources. They also have general information on the productions, such as the publications themselves, along with the title, date of publication, references, theme and other topics. Our research also used the Oral History methodology when interviewing Bruno Rosa, creator and producer of "Medievalíssimo" and José Francisco, linked to "Estudos Medievais", in order to learn more about the process of historical production in the digital universe, as well as discussing the understandings and applicability of the concept of neo-medievalism. Thus, this research contributes to the expansion of discussions on Public-Digital History, based on the analysis of Instagram profiles and podcasts that build public narratives on a new perspective of medievality that links playful and fantastical elements to present-day experiences.
Keywords: Mídias Digitais
Neomedievalismo
História Pública
História Digital
História
Digital History
Digital Media
Neo-medievalism
Public History
History
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA ANTIGA E MEDIEVAL
Subject: História
História pública - Brasil
Mídia digital
Estudos medievais
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em História
Quote: MOTTA, Gabriella Carvalho. Romper os muros acadêmicos e conquistar seguidores: das narrativas públicas sobre o neomedievalismo nas mídias digitais. 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.104.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.104
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41797
Date of defense: 6-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

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