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ORCID:  http://orcid.org/0009-0002-3854-6853
Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Tipo de acesso: Acesso Embargado
Término do embargo: 2026/04/11
Título: Part-out de uma aeronave comercial e logística reversa das peças para manutenção
Autor(es): Máximo, Yasmin de Souza
Primeiro orientador: Silva, Higor Luis
Primeiro membro da banca: Borges, Denner Miranda
Segundo membro da banca: Venson, Giuliano Gardolinski
Resumo: A viabilidade de um projeto part-out de uma aeronave é uma investigação detalhada que aborda os aspectos financeiros, operacionais e estratégicos relacionados ao desmantelamento de uma aeronave E190 e à subsequente gestão das peças para manutenção. O cerne do projeto é a análise de viabilidade do plano de negócios para esta tarefa. No decorrer deste trabalho, foram examinados minuciosamente os custos e receitas associados ao processo de part-out, com o objetivo de identificar potenciais ganhos econômicos e avaliar a viabilidade financeira do empreendimento. Além disso, foi realizada uma análise criteriosa para a escolha do local mais adequado para sua realização, levando em consideração diversos fatores como infraestrutura, regulamentações locais, acesso a mercados de peças de reposição entre outros. A pesquisa também se concentrou em aspectos operacionais, tais como seleção de equipamentos para desmontagem eficiente da aeronave e identificação de componentes reutilizáveis, visando maximizar a eficiência do processo e minimizar os custos operacionais. A logística reversa foi abordada em detalhes com a implementação da manutenção de componentes de uma aeronave e posterior reutilização em outra. Ao integrar todas essas análises e considerações, o estudo oferece propostas valiosas para a indústria da aviação, contribuindo para aprimorar as práticas de gestão de aeronaves e logística reversa, além de fornecer uma base sólida para a tomada de decisões estratégicas relacionadas a projetos de part-out.
Abstract: The feasibility of an aircraft part-out project is a detailed investigation that addresses the financial, operational and strategic aspects related to the dismantling of an E190 aircraft and the subsequent management of parts for maintenance. The core of the project is the feasibility analysis of the business plan for this task. During this work, the costs and revenues associated with the part-out process were thoroughly examined, with the aim of identifying potential economic gains and evaluating the financial viability of the enterprise. Furthermore, a careful analysis was carried out to choose the most suitable location for the event, taking into account several factors such as infrastructure, local regulations, access to spare parts markets, among others. The research also focused on operational aspects, such as selecting equipment for efficient disassembly of the aircraft and identifying reusable components, aiming to maximize process efficiency and minimize operating costs. Reverse logistics was covered in detail when implementing components maintenance from an aircraft, then reusing in another one. By integrating all these analyzes and considerations, the study offers valuable proposals for the aviation industry, contributing to improving aircraft management and reverse logistics practices, as well as providing a solid basis for making strategic decisions related to aviation projects.
Palavras-chave: Part-out
Desmantelamento
Logística reversa
Manutenção de aeronaves
Plano de negócios
Área(s) do CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA AEROESPACIAL::MATERIAIS E PROCESSOS PARA ENGENHARIA AERONAUTICA E AEROESPACIAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editora: Universidade Federal de Uberlândia
Referência: MAXIMO, Yasmin de Souza. Part-out de uma aeronave comercial e logística reversa das peças para manutenção. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Aeronáutica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41787
Data de defesa: 11-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Aeronáutica

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