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ORCID:  http://orcid.org/0009-0008-5389-4016
Document type: Dissertação
Access type: Acesso Aberto
Title: O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e seus efeitos no trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual de educação de Uberlândia/MG
Alternate title (s): The Basic Education Assessment System and its effects on teaching work the initial years of Elementary Education in the State Education network of Uberlândia/MG.
Author: Silva, Graciele Alves da
First Advisor: Richter, Leonice Matilde
First member of the Committee: Valente, Lúcia de Fátima
Second member of the Committee: Costa, Simone Freitas Pereira
Summary: A presente investigação se insere na linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/FACED/UFU). Como objeto de investigação, delimitamos as políticas públicas de avaliação externa, especificamente o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), com o objetivo de analisar os efeitos desse sistema sobre o trabalho docente, segundo a perspectiva de professores que atuam no 5º ano do Ensino Fundamental da rede estadual do município de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. Os objetivos específicos são: compreender as concepções que norteiam as políticas públicas de avaliação segundo a lógica do Estado neoliberal; caracterizar as políticas de avaliação, centralmente o novo Saeb, impactado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC); caracterizar o trabalho docente a partir do estudo bibliográfico; investigar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental analisam e utilizam os resultados obtidos a partir das avaliações externas; e identificar a perspectiva dos professores acerca das políticas de avaliação externa diante do referido sistema. Quanto aos aspectos metodológicos, assumimos a abordagem qualitativa, por possibilitar o avanço do conhecimento na educação e contribuir para o entendimento dos processos que permeiam os contextos da política educacional focalizada neste estudo. Nesse contexto, adotamos uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento teórico subjacente ao estudo e sustentação da análise dos dados obtidos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES) e no repositório da UFU. No campo empírico, desenvolvemos questionários para apreendermos as condições de trabalho de professores que atuam em diferentes instituições da rede de ensino ora investigada; entendermos a visão desses profissionais acerca do Saeb; e avaliarmos seus efeitos no trabalho docente. Para isso, a pesquisa se fundamenta em autores como Afonso (2000, 2009a, 2009b, 2010, 2013, 2018), Dardot e Laval (2016), Freitas (2004, 2007, 2012a, 2012b, 2012c, 2018, 2020, 2023), Gentili (1996), Harvey (2008, 2012), Laval (2019), Richter (2015) e Saviani (2007a, 2017b, 2010, 2016). Convém salientar que as políticas educacionais de avaliações externas, de acordo com o modelo neoliberal, valorizam a competição, a eficiência e a busca por resultados mensuráveis. A partir da década de 1990, os princípios desse viés impactaram diretamente a educação brasileira, o que levou o Estado a assumir um papel central na avaliação de políticas e projetos educacionais em todas as modalidades e níveis de ensino. Em se tratando dos resultados, averiguamos que, com as propostas do novo Saeb, se intensificaram as atividades preparatórias para as avaliações externas, sobretudo das disciplinas de Português e Matemática que, segundo os sujeitos entrevistados, se destacaram com o acréscimo de carga horária. Nessa conjuntura, as cobranças e a responsabilização por resultados aumentam e interferem no trabalho docente, ao afetarem a autonomia do profissional em sala de aula; impossibilitam o cumprimento do planejamento elaborado pelo professor; e geram sobrecarga, o que demanda mais tempo de trabalho.
Abstract: This investigation is part of the research line State, Policies and Management in Education, of the Graduate Program in Education, from Faculty of Education of Federal University of Uberlândia (PPGED/FACED/UFU, in Portuguese abbreviation). As an object of investigation, we delimited public external evaluation policies, specifically the Basic Education Assessment System (SAEB), with the aim of analyzing the effects of this system on teaching work, from the perspective of teachers working in the 5th grade of Elementary School in the state education network in the city of Uberlândia, Minas Gerais, Brazil. The specific objectives are: to understand the concepts that guide public evaluation policies according to the logic of neoliberal State; characterize assessment policies, centrally new Saeb, impacted by the National Common Curricular Base (BNCC); characterize teaching work based on bibliographical study; investigate how teachers in the early years of Elementary School analyze and use the results obtained from external assessments; and identify the teachers’ perspective on external evaluation policies in relation to the aforementioned system. Regarding methodological aspects, we adopted a qualitative approach, as it enables the advancement of knowledge in education and contributes to the understanding of processes that permeate the contexts of educational policy focused on this study. In this context, we adopted a bibliographical research to deepen the theory underlying the study and support the analysis of data obtained from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Personnel and Higher Education (CAPES) and in the repository of UFU. In the empirical field, we developed questionnaires to understand the working conditions of teachers who work in different institutions in the education network investigated; understand the view of these professionals about Saeb; and evaluate its effects on teaching work. To this end, the research is based on authors such as Afonso (2000, 2009a, 2009b, 2010, 2013, 2018), Dardot and Laval (2016), Freitas (2004, 2007, 2012a, 2012b, 2012c, 2018, 2020, 2023), Gentili (1996), Harvey (2008, 2012), Laval (2019), Richter (2015) and Saviani (2007a, 2007b, 2010, 2016). It should be underlined that educational policies for external assessments, in accordance with the neoliberal model, value competition, efficiency and the search for measurable results. From the 1990s onwards, the principles of this bias directly impacted Brazilian education, which led the State to assume a central role in the evaluation of educational policies and projects in all modalities and levels of education. In terms of results, we found that, with the proposals of new Saeb, preparatory activities for external assessments were intensified, especially in the subjects of Portuguese and Mathematics, which highlighted with the workload addition, according to the interviewed subjects. In this context, demands and accountability for results increase and interfere on teaching work, by affecting the professional’s autonomy in the classroom; preclude the fulfilment of the planning made by te teacher; and generate overload, which demands more working time.
Keywords: Avaliação em larga escala
Saeb
Trabalho docente
Política educacional
Large-scale evaluation
Saeb
Teaching work
Educational policies
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Subject: Educação
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Quote: SILVA, Graciele Alves da. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e seus efeitos no trabalho docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Estadual de Educação de Uberlândia/MG. 162 f. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.200.
Document identifier: http://doi.org/10.14393/ufu.di.2024.200
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41784
Date of defense: 29-Feb-2024
Sustainable Development Goals SDGs: ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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