Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41763Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Almeida, Lucas Felipe Herrera de | - |
| dc.date.accessioned | 2024-07-22T18:17:37Z | - |
| dc.date.available | 2024-07-22T18:17:37Z | - |
| dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
| dc.identifier.citation | ALMEIDA, Lucas Felipe Herrera de. Busão: poética pictórica do coletivo urbano. 2023. 147 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41763 | - |
| dc.description.abstract | This research in Visual Arts proposes a dialogue between painting and the everyday life of urban buses, using semiotic concepts to decode the elements of this transportation mode into symbols of sociability in public transit. The serialized set named Omnes Omnibus, or Busão (2023), consisting of seven paintings, explores the physical proximity among passengers on the bus in contrast to the distancing prevalent in routine social relationships. This concept is developed based on the author's experiences during the Covid-19 pandemic, where isolation became a part of daily life. The research draws on theoretical studies by authors such as Alcântara Jr. and Careri to shed light on sociability within the bus and to understand walking as urban intervention, creating a poetic perspective of this space in painting. Additionally, the research describes a field research process and a creative process, culminating in the pictorial compositions of the serialized set, as well as their exhibition on the walls of the Federal University of Uberlândia (UFU) and, subsequently, in a poetic action with a route between the mentioned building and the central terminal of Uberlândia (MG). Thus, the work offers a reflection on personal experiences with social isolation and daily life in the communal space of the bus, while the interaction of art with this space creates new forms of engagement that the rigid walls of academia cannot produce. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/ | * |
| dc.subject | Busão | pt_BR |
| dc.subject | Ônibus | pt_BR |
| dc.subject | Urbano | pt_BR |
| dc.subject | Pintura | pt_BR |
| dc.subject | Sociabilidade | pt_BR |
| dc.subject | Cotidiano | pt_BR |
| dc.subject | Bus | pt_BR |
| dc.subject | Urban | pt_BR |
| dc.subject | Painting | pt_BR |
| dc.subject | Sociability | pt_BR |
| dc.subject | Everyday Life | pt_BR |
| dc.title | Busão: poética pictórica do coletivo urbano | pt_BR |
| dc.title.alternative | Busão: pictorial poetics of the urban collective | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Duarte, Ana Helena da Silva Delfino | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2979644366089603 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Osses, Patrícia Andrea Soto | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2262207477664670 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Rodrigo Freitas | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4598876696156622 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5173734457581545 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa em Artes Visuais propõe um diálogo entre pintura e o cotidiano do busão urbano, utilizando de conceitos da semiótica para decodificar os elementos desse transporte em símbolos da sociabilidade no transporte público. O conjunto seriado nomeado como Omnes Omnibus, ou Busão (2023), composto por sete pinturas, explora a proximidade física entre passageiros no ônibus em contraste com o distanciamento presentes nas relações sociais rotineiras. Esse conceito é trabalho a partir das vivencias do autor durante a pandemia de Covid-19, onde o isolamento se tornou parte do cotidiano. A pesquisa se apoia no estudo teórico de autores como Alcântara Jr e Careri para elucidar sobre a sociabilidade dentro do ônibus e de entender o caminhar como intervenção urbana, para criar uma perspectiva poética desse espaço na pintura. Além disso, é descrito um processo de pesquisa de campo e processo de criação, que culminam nas composições pictóricas do conjunto seriado, assim como na exposições do mesmo, dívidas em uma exposição na parede da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, posteriormente, na ação poética com trajeto entre o bloco citado e o terminal central de Uberlândia (MG). Sendo assim, o trabalho oferece uma reflexão sobre a experiencia pessoal com o isolamento social e o dia a dia no espaço comunitário do ônibus, enquanto a própria interação da arte com esse espaço cria formas de interação, que as paredes engessadas da academia não conseguem produzir. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 147 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::ARTES PLASTICAS::PINTURA | pt_BR |
| dc.orcid.putcode | 164140085 | - |
| Aparece nas coleções: | TCC - Artes Visuais | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BusaoPoeticaPictorica.pdf | TCC | 14.96 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons
