Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41757
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDiniz, Guilherme Antônio Lima-
dc.date.accessioned2024-07-22T17:40:51Z-
dc.date.available2024-07-22T17:40:51Z-
dc.date.issued2024-04-24-
dc.identifier.citationDINIZ, Guilherme Antônio Lima. Matematizando o futebol: Uma proposta para o Ensino e Aprendizagem de Equação do Segundo Grau.2024.38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41757-
dc.description.abstractSoccer is a great passion for Brazilians, whether for leisure or work. The objective of this Course Completion Work is to show how soccer can be used as a teaching resource for teaching mathematics, especially in teaching the quadratic equation. To this end, we carried out research during supervised internship subjects in three public schools in Uberlândia - MG, where, in classes taught by the researcher, elementary and high school students were exposed to how mathematics is included in soccer and other areas of soccer, life and they were instructed to solve quadratic equation exercises involving mathematics and football, and the results were quite satisfactory, as we saw an increase in students' interest in mathematics. The use of content from students' daily lives proved to be a valid tool for the classroom approach.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectAprendizagem Matemáticapt_BR
dc.titleMatematizando o futebol: Uma proposta para o Ensino e Aprendizagem de Equação do Segundo Graupt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9047733954063404pt_BR
dc.contributor.referee1Marin, Douglas-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734500640303971pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Giselle Moraes Resende-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155299909204810pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO futebol é uma grande paixão dos brasileiros, como lazer ou trabalho. O objetivo do presente Trabalho de Conclusão de Curso é mostrar como o futebol pode ser usado como recurso didático para o ensino de matemática, especialmente no ensino da equação de segundo grau. Para isso, fizemos uma pesquisa durante as disciplinas de Estágio Supervisionado em três escolas públicas de Uberlândia - MG, onde, nas aulas regidas pelo pesquisador, foi exposto aos alunos do ensino fundamental e médio como a matemática está inserida no futebol e em outras áreas da vida e eles foram orientados a resolver exercícios de equação de segundo grau que envolviam matemática e futebol, e os resultados foram bastante satisfatórios, pois vimos o aumento do interesse dos estudantes pela matemática. O uso de um conteúdo do cotidiano dos estudantes se mostrou uma ferramenta válida para a abordagem em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.orcid.putcode164138893-
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MatematizandoFutebolUma.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.