Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41751
Document type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Access type: | Acesso Aberto |
Title: | O grupo “Ensino de Botânica” como comunidade educacional no Facebook: uma análise de recursos didáticos e interações entre professores |
Alternate title (s): | The "Botany teaching" group as an educational community on Facebook: an analysis of didactic resources and interactions among teachers El grupo "Enseñanza de botánica" como comunidad educativa en Facebook: un análisis de recursos didácticos e interacciones entre profesores |
Author: | Bianchini, Higor Diniz |
First Advisor: | Oliveira, Renata Carmo de |
First member of the Committee: | Oliveira, Renata Carmo de |
Second member of the Committee: | Carvalho, Daniela Franco |
Third member of the Committee: | Cunha, Bárbara Matos da |
Summary: | As redes sociais se estabelecem como espaços de interações entre pessoas com diferentes interesses de conhecimento ou entretenimento. Para além disso, são importantes como ferramentas educacionais. Dentre as mais utilizada por internautas, o Facebook aparece em terceiro lugar. Muitos perfis divulgam conteúdos, ações, atividades e recursos para atividades que auxiliam o ensino. Nesse sentido, os objetivos desta pesquisa foram: - conhecer os recursos didáticos divulgados no grupo “Ensino de Botânica”, no Facebook; - avaliar a interatividade de seus membros com as postagens destes recursos e reconhecer seu uso pedagógico. A análise foi feita através de uma pesquisa realizada, pelo buscador do grupo, no período de 2020 a 2024, dos recursos didáticos: sequências didáticas, jogos físicos e digitais, modelos e livros divulgados. A interatividade foi verificada a partir dos likes, comentários e compartilhamentos das postagens. Os livros foram os recursos mais numerosos e apresentaram grande número de likes, seguidos por jogos didáticos. Os demais, mesmo que em número menor, também tiveram boa interação. Para investigar se algum membro aplicou um dos recursos publicados no grupo e se interagiram com os autores das postagens, um questionário eletrônico Google Forms foi elaborado e postado no grupo. Também foi enviado para cerca de 200 membros por mensagem privada. Quinze membros do grupo responderam o questionário afirmando que buscam nas redes, principalmente, conteúdos como Educação e Meio Ambiente. Cinco revelaram que utilizaram livros, ilustrações, imagens e jogos encontrados no grupo. Embora muitos interajam no grupo, poucos contatam os autores. O baixo número de participantes na pesquisa foi um fator limitante na compreensão do potencial do grupo como espaço de consulta e interatividade, mas o grande número de membros e o alto engajamento indicam interesse pelos conteúdos publicados, demonstrando o potencial do grupo “Ensino de Botânica” como uma rede importante de divulgação para o ensino. Os dados obtidos podem auxiliar os administradores e membros a utilizarem ferramentas da plataforma para ampliarem a divulgação de conteúdos e promover interações mais efetivas. |
Abstract: | Social networks establish themselves as spaces for interactions among people with different knowledge or entertainment interests. Moreover, they are important as educational tools. Among the most used by internet users, Facebook appears in third place. Many profiles disseminate content, actions, activities, and resources for teaching aid. In this sense, the objectives of this research were: - to understand the didactic resources disseminated in the "Botanical Teaching" group on Facebook; - to evaluate the interactivity of its members with the postings of these resources and recognize their pedagogical use. The analysis was carried out through a search conducted, by the group's search engine, from 2020 to 2024, of didactic resources: didactic sequences, physical and digital games, models, and books disseminated. Interactivity was verified based on likes, comments, and shares of the posts. Books were the most numerous resources and showed a large number of likes, followed by didactic games. The others, even in smaller numbers, also had good interaction. To investigate if any member applied one of the resources published in the group and interacted with the authors of the posts, a Google Forms electronic questionnaire was prepared and posted in the group. It was also sent to about 200 members via private message. Fifteen members of the group responded to the questionnaire stating that they mainly search for content such as Education and Environment on social networks. Five revealed that they used books, illustrations, images, and games found in the group. Although many interact in the group, few contact the authors. The low number of participants in the survey was a limiting factor in understanding the potential of the group as a consultation and interaction space, but the large number of members and high engagement indicate interest in the published content, demonstrating the potential of the "Botanical Teaching" group as an important dissemination network for teaching. The data obtained can assist administrators and members in using platform tools to expand content dissemination and promote more effective interactions. |
Keywords: | Jogos didáticos Livros didáticos Ensino de Botânica Botânica Sequência didática Educação Meio Ambiente Ensino Redes Sociais |
Area (s) of CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Uberlândia |
Quote: | BIANCHINI, Higor Diniz. O grupo “Ensino de Botânica” como comunidade educacional no Facebook: Uma análise de recursos didáticos e interações entre professores. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. |
URI: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41751 |
Date of defense: | 22-Apr-2024 |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GrupoEnsinoBotânica.pdf | TCC | 1.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.